Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Festejos Farroupilhas começam com chegada da Chama Crioula

Após distribuição das centelhas em Triunfo, chega a hora de acender o candeeiro em Venâncio Foto: Beatriz Colombelli / Folha do Mate A ...

Após distribuição das centelhas em Triunfo, chega a hora de acender o candeeiro em Venâncio
Foto: Beatriz Colombelli / Folha do Mate


A cerca de um mês para a Semana Farroupilha, hoje, a partir das 20h, a centelha da Chama Crioula será entregue ao prefeito Airton Artus, no Parque do Chimarrão. Cavalarianos e representantes de sete entidades tradicionalistas que participaram do acendimento, em Triunfo, participam da solenidade de acendimento do candeeiro municipal.

A geração da Chama Crioula foi realizada, na terra de Bento Gonçalves, e ocorreu na sexta-feira, 12, com a distribuição das centelhas, para os representantes das Regiões Tradicionalistas no sábado, 13, no Parque Camboatá.

De Venâncio, inúmeros cavalarianos, filiados à Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA) participaram da solenidade representando o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo, Piquetes Cavaleiros da Estrada e Parceria Campeira.

Também estiveram presente representantes do CTGs Chaleira Preta; Lenço Branco e Querência da Mata, de Mato Leitão. Nesta noite eles participam de um jantar de integração. Na solenidade de entrega da centelha ao prefeito terá também apresentações artísticas.

A abertura oficial da Semana Farroupilha de Venâncio ocorre no dia 13 de setembro. Mas a programação já tem eventos agendados a partir do dia 3. O ponto alto da programação, será o tradicional desfile na Osvaldo Aranha, no dia 20 de setembro, com o temática 'A república das carretas.

Lançamento da Inter-regional

Na noite desta quinta-feira, 18, no Morada Velha, também será realizado o lançamento oficial da Inter-Regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), que ocorre em Venâncio nos dias 24 e 25 de setembro. Na presença da diretoria do MTG, o presidente da entidade, Nairo Callegaro, autoridades municipais e também dirigentes da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA) e associados, será apresentado, ainda, uma prévia da programação da etapa que classifica os melhores das dez regiões para o Enart, que ocorre em Santa Cruz, em novembro.


Fonte: portal Folha do Mate