Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Brasil adentro, 105 shows de Gilberto Monteiro

O músico Gilberto Monteiro, um dos mais respeitados instrumentistas do país, inicia no final de maio uma turnê nacional, promovida pelo Sesc...

O músico Gilberto Monteiro, um dos mais respeitados instrumentistas do país, inicia no final de maio uma turnê nacional, promovida pelo Sesc. Cento e cinco shows estão programados para cidades de diversos estados, inseridas no projeto Sonora Brasil. As apresentações iniciam pelo Rio Grande do Sul, no dia 31 de maio (Teatro Roberto Cardona, em Montenegro, às 20h).

Depois de passar por São Leopoldo e Porto Alegre, Gilberto Monteiro e seus dois acompanhantes – o argentino Eduardo Cantero (violão) e o franco-brasileiro Fernando Gorrie (percussão) – rumam com destino a Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, serão 55 apresentações este ano, encerrando-se em agosto.

Em 2012, o autor dos clássicos regionais Milonga para as missões e Pra ti guria parte em direção aos estados do norte e nordeste, para mais 50 apresentações.

Formação – O Sonora Brasil existe desde 1996 e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do Brasil. O objetivo é a formação de ouvintes e a busca por elencos que possuem trabalhos reconhecidos mas não figuram na grande mídia nem transitam entre o grande público.

“É um projeto temático que busca incrementar programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil”, explica Anderson Mueller, responsável pela coordenação no Rio Grande do Sul.

As apresentações são essencialmente acústicas, buscam valorizar a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

“A percepção da música, da sensibilidade do instrumento ficariam prejudicadas se optássemos pela amplificação ou eletrificação”, justifica Mueller. A presença do músico gaúcho no elenco é justificada pela representatividade e característica da gaita na música brasileira, a temática definida para esta edição.

Mais três artistas/grupos nacionais, com trabalhos alicerçados na gaita,  acordeon ou sanfona, compõem o elenco do projeto, em agendas distintas: Truvinca & Grupo (PE), Duo Ferragutti (SP) e Dario Rocha (MTS).

A entrada é franca em todas as apresentações.

Roteiro no Rio Grande do Sul:

- 31 de maio, às 20hs, no Teatro Roberto Cardona, em Montenegro;
- 1º de junho no auditório da Faculdade EST, em São Leopoldo;
- 2 de junho, no Teatro do Sesc, em Porto Alegre

(GILMAR EITELWEIN  e LUIZ ÁVILA)

Colaboração Alan Otto Redü

Nenhum comentário