Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Mensagem do 2º Guri Farroupilha do RS, João Hundertmarck Moreira

Chegamos ao final de 2019, após seis meses participando da Gestão de Prendas e Peões do RS 2019/2020, e cabe aqui, então, uma breve ret...



Chegamos ao final de 2019, após seis meses participando da Gestão de Prendas e Peões do RS 2019/2020, e cabe aqui, então, uma breve retrospectiva: 

Me chamo João Gabriel Hundertmarck Moreira, nasci em Santa Maria, tenho 14 anos e estou concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental II. Meus pais, Luiz Carlos Machado Moreira e Lislei Hundertmarck Celeste, sempre apreciaram a música gaúcha e participam de bailes em CTGs. Então, desde sempre nossas viagens, passeios e confraternizações foram regados a esse tipo de música. Também, desde pequeno, acompanho minha família ao sítio da minha avó, no interior de Dom Pedrito. Lá, eu aprendi andar a cavalo e sempre gostei de acompanhar meu pai no campo, durante a lida campeira, no trato com as ovelhas e gado, mas, apesar de tudo isso, estava fadado a ser um menino da cidade. Com o gosto pelo campo, mas urbano de nascença e muito, muito tímido. Mas as coisas mudam, para nossa felicidade.

Iniciei minha caminhada tradicionalista na escola Coração de Maria, em 2011, dançando por dois anos em uma escolinha de danças tradicionais, montada pela minha professora de educação física. Em 2013, senti necessidade de ampliar minha participação artística no tradicionalismo e, com o apoio dos meus pais, fui visitar a Invernada Mirim do CTG Bento Gonçalves e passei a fazer parte dela, apesar de toda a minha timidez. Em 2015 fez-se necessário meu afastamento, mas não consegui ficar muito tempo fora do convívio com os colegas de Invernada e, em 2016, retornei ao meio tradicionalista, desta vez para fazer parte do Departamento Tradicionalista Cultural Estudantil Marcas do Pampa, ainda na Invernada Mirim, entidade essa ligada à Escola Municipal Irmão Quintino.

No ano seguinte (2017), fui convidado a participar do concurso interno da minha entidade, e, para a minha surpresa e da minha família, consegui o título de 1° Guri Farroupilha do DTCE Marcas do Pampa, logrando êxito na prova aplicada. Apesar de ser guri de crachá, continuei, nesta fase, dançando na Invernada Mirim, representando minha Entidade nos Festivais e Rodeios. A partir daí, comecei minha preparação para a Fase Regional.

Então, em junho de 2018, participei do 31º Entrevero Cultural de Peões conquistando o título de 1º Guri Farroupilha, agora da 13ª Região Tradicionalista e por fim, no final de abril do corrente ano, na cidade de Rio Grande, fui intitulado 2º Guri Farroupilha do Estado do Rio Grande do Sul (exatamente no dia em que completei 14 anos de idade –28 de abril).

Foi muito estudo, muita dedicação, sendo que em nenhum momento perdi o foco na escola e nos demais compromissos com minha Entidade e Região Tradicionalista. Também foram muitos colaboradores/amigos ajudando nesta caminhada, sem receber nada em troca, e, se eu vier a citar nomes poderei ser injusto, caso esqueça de alguém, mas teve uma pessoa especial, muito especial, na realização deste sonho, que passou a ser quase uma irmã - Ticiana Correa Leal, Prenda Adulta da minha Entidade e 2ª Prenda da 13ª RT – 2018/2019. Ela me ensinou tudo que sei sobre o tradicionalismo, o respeito à Carta de Princípios e, principalmente, que o conhecimento e os valores devem ser transmitidos.

Valeu a pena! Desde 28 de abril, sou um dos representantes da juventude tradicionalista, com muito orgulho. Tenho percorrido não somente entidades tradicionalistas, mas também escolas e a sociedade em geral, compartilhando meus conhecimentos com outras pessoas, valorizando e difundindo nossa cultura, mostrando aos jovens que é muito saudável participar do Movimento Tradicionalista Gaúcho, tanto nos Departamentos Artístico, Cultural ou Campeiro; desejando que estes jovens saibam que o Movimento desinibe, e que moças e rapazes, meninos e meninas, que fazem parte de uma entidade tradicionalista, ficam longe de vícios e tem a possibilidade de ter uma convivência saudável, com espírito de coletividade. Participei também, apoiando o Departamento Jovem da 13ª RT, da oficialização do Congresso Regional da Juventude Gaúcha, evento que passará a ocorrer anualmente e integrará o calendário oficial regional. Também durante este ano tive a oportunidade de conviver, enquanto 2º Guri do Estado, com a Presidência do MTG e, de uma forma ou de outra, saber como funciona na prática o Movimento, e que a realidade é muito diferente da teoria – agradeço então, desde já, essa oportunidade. Cito a Convenção Tradicionalista, cuja participação que tive em 2018, enquanto Guri da Região, foi completamente diferente de 2019, já como Guri do Estado, quando, já mais experiente, tive a visão da extensão e complexidade que é a apresentação de propostas de alteração de normatizações, chegando inclusive a me emocionar em alguns momentos e passando a entender que temos que lutar pelo que julgamos correto, que não venha a ferir a Carta de Princípios, e procurando sempre agregar mais pessoas ao tradicionalismo; observando que certas normas poderão, por vezes, afastar cada vez mais a participação neste Movimento que deve ser acima de tudo agregador.

E por falar em agregar, não posso deixar de citar a oportunidade que tivemos durante 2019, das famílias se fazerem presentes durante nossa caminhada, seja participando efetivamente (trabalhando) nos Eventos do MTG (ENART, FEGADAN, ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE, etc), como lado a lado nos alojamentos, acampamentos, sempre presentes, fazendo parte da Gestão. E o Desfile Farroupilha? Bem, esse deixará saudades: todos juntos, engajados pelo mesmo ideal.

Para finalizar, me reporto aos colegas de Gestão: sou muito feliz por fazer parte do sonho de vocês e espero que continuemos sonhando, juntos ou separados, não importa... nos encontraremos mais a frente, ainda no Movimento ou fora dele, e continuaremos amigos! Que 2020 traga a todos nós, nossas famílias, à Presidência do MTG, a todas as Prendas e Peões e a sociedade em geral, muita paz, saúde e amor e que como Gestão consigamos transmitir o quanto é saudável participar do Movimento Tradicionalista Gaúcho!


João Hundertmarck Moreira



Fonte: MTG/RS

Nenhum comentário