Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

DTG Piazito da Tradição representa Venâncio Aires na Força B do ENART

Grupo venâncio-airense, liderado pelo patrão, Bruno Cassariego, vai para sua segunda final, no Enart Crédito: Bruno Kuhn/Divulgação A 3...

Grupo venâncio-airense, liderado pelo patrão, Bruno Cassariego, vai para sua segunda final, no Enart
Crédito: Bruno Kuhn/Divulgação


A 34ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) se aproxima e Santa Cruz do Sul já respira o maior festival artístico amador da América Latina. Evento que ocorrerá entre os dias 15 e 17, no Parque da Oktoberfest. Em Venâncio Aires quem ‘respira fundo’ são os integrantes do Departamento de Tradição Gaúcha (DTG) Piazito da Tradição, representantes oficiais da Capital do Chimarrão, com Danças Tradicionais na Força B.

Cinco blocos

Carro-chefe do Enart, as danças tradicionais levam à final 80 grupos das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs), do Rio Grande do Sul, distribuídos em cinco blocos cada, nas Forças A e B. As semifinais se iniciam na sexta-feira, 15, à noite, após o cerimonial de abertura e seguem durante o sábado.

O grupo de Venâncio Aires entra no palco, sábado à tarde, no bloco três e disputa uma vaga com mais oito do seu bloco. Ao todo, 20 finalistas, de cada Força, passam para o domingo quando serão conhecidos os grandes campeões de todas as modalidades.

Esforço

Ajustar os últimos detalhes com relação às danças é também uma maratona para o elenco do Piazito. Os integrantes, que na última terça-feira, a partir das 23h, ensaiavam no Parque Municipal do Chimarrão, no próximo domingo, ainda não sabem qual o espaço que irão conseguir para repassar as danças com o musical e acertar ‘aqueles detalhes’ que podem fazer a diferença. Segundo, o patrão Bruno Cassariego, a mudança de local exige novas marcações para o elenco na pista.

No entanto, o grupo que vai para a segunda participação em uma final está focado e confiante. Coreografia para entrada e saída e nove danças ‘bem alinhadas’, eles levam na bagagem. Das danças, apenas três serão sorteadas no dia, minutos antes da apresentação.

Representantes

Além do DTG Piazito, o Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta e o Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição, de Venâncio Aires, estarão representados nas modalidades individuais, onde mais de 500 tradicionalistas passarão pelos palcos, incluindo-se entre estes os concorrentes da 24ª RT, nas modalidades individuais, de pares e de conjunto.Com Danças Tradicionais na Força A, o representante regional será o CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado.

Paralelo, no sábado à tarde, ocorre a Mostra Folclórica organizada pelos departamentos culturais das 30 RTs. A Capital do Chimarrão, que integra a 24ª RT, participa do evento. Os ’50 anos de Cirandas de Prendas’ é temática da Mostra. A Capital do Chimarrão que tem a atual Prenda Regional, Michele Lehmen, e expressiva representação nas gestões regionais, integra a Mostra.


Fonte: portal Folha do Mate

Nenhum comentário