Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Custom Header

{fbt_classic_header}

Últimos chasques

latest

Semana Farroupilha terá lançamento nacional em Brasília

Cláudia Mara Borges, secretária de Cultura de Guaíba, com governador e César Oliveira. — Foto: Divulgação Pela primeira vez, a Semana F...

Cláudia Mara Borges, secretária de Cultura de Guaíba, com governador e César Oliveira. — Foto: Divulgação


Pela primeira vez, a Semana Farroupilha terá um lançamento com visibilidade nacional, em Brasília. Será no dia 7 de agosto, em paralelo à cerimônia que marca a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura Gaúcha, no CTG Jayme Caetano Braun.

A ideia de propor ao governador Eduardo Leite o lançamento da festa partiu do patrono dos Festejos Farroupilhas, César Oliveira. Leite, então, ofereceu a estrutura do estado para viabilizar o evento. A secretária de Cultura de Guaíba, Cláudia Mara Borges, foi encarregada de organizar o evento.

Diversos artistas gaúchos e personalidades da cultura regional já confirmaram presença, entre os quais, os cantores Gildinho, do grupo Os Monarcas, João Luiz Corrêa, Paulinho Mocelin e o diretor da Escola do Chimarrão, Pedro Schwengber. Os grupos DTG Tropeiros do Ouro Negro, de Canoas, e GAN Lagoa Vermelha, de Lagoa Vermelha, farão apresentações de danças tradicionais gaúchas.

Por sua vez, João Emelino de Mello, presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), entidade que chegou a propor a formação de um grupo de políticos identificados com o gauchismo, em 2015, está mobilizando presidentes de MTGs e patrões de CTGs de todo país para que compareçam ao evento.

Os Festejos Farroupilhas começam, oficialmente, no dia 16 de agosto, em Tenente Portela, com a cerimônia de acendimento da Chama Crioula. Na véspera, acontece, na mesma cidade, o baile do Desafio Farroupilha, quando serão anunciados os dez grupos mirins pré-selecionados para participar do reality de danças tradicionais gaúchas da RBS TV.


Fonte: Repórter Farroupilha, junto ao portal G1

Nenhum comentário