Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Projeto incentiva o tradicionalismo nas escolas

Angélica Spengler/AG Das danças tradicionalistas à história e preparo do chimarrão. Das encenações de lendas às brincadeiras que marca...


Angélica Spengler/AG


Das danças tradicionalistas à história e preparo do chimarrão. Das encenações de lendas às brincadeiras que marcaram a cultura do Rio Grande Sul. Em Campo Bom o Projeto Acolher “Dança Gaúcha” tem mudado a rotina dos alunos do 4º e 5º ano da EMEF Esperança com oficinas sobre a história e cultura do Estado, ministradas pelos oficineiros Diego Moro e Giulia Siebel.

PROJETO PILOTO LANÇADO EM 2019

No município, desde 2009 todas as escolas da rede básica contam com o projeto da dança gaúcha. As oficinas acontecem no contra turno escolar e envolvem 615 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Devido aos bons resultados, a Secretaria de Educação decidiu apoiar o projeto piloto na Escola Esperança, que visa contribuir para a formação de indivíduos críticos e atuantes na sociedade, através da valorização e compreensão do conteúdo histórico e cultural das danças tradicionais, do folclore, da história, e da função social e cívica dos Centros de Tradições Gaúchas. “ Começamos no início deste ano, e como na Esperança já tínhamos uma boa estrutura formada, além da vontade dos alunos em participar ela foi a escolhida para ser nosso projeto piloto”, conta Moro.

A iniciativa abrange não somente a dança, mas também os aspectos culturais e históricos da formação do gaúcho. “A dança e as artes, de uma maneira geral, são caminhos muito importantes para a transformação da comunidade pois trabalham regras e valores sociais e culturais que representam e simbolizam os papéis vividos no cotidiano de cada cidadão”, explicou Renata da Silva, coordenadora do Departamento de Cultura.

Ainda segundo Renata, é preciso compreender a visão dos alunos sobre cultura gaúcha, usos, costumes e manifestações folclóricas. “A tradição gaúcha está presente no dia dia-a-dia dos alunos e as vezes eles nem notam”. 

O projeto Acolher “Dança Gaúcha” pretende repassar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos de cultura e tradições gaúchas através da dança, poesia, música, lendas, usos e costumes, símbolos oficiais e sociais do RS. Além de ser inclusivo como detalha a oficineira Giulia Siebel “ Participam do projeto alunos com síndrome de down, autismo, cadeirantes, com deficiência visual e auditiva”.

ETIQUETA NA RODA DE CHIMARRÃO VIROU TEMA NA ESCOLA

Dia 24 de abril é comemorado o Dia do Chimarrão, e para celebrar, 61 alunos das três turmas da EMEF Esperança, que participam do projeto, aprenderam sobre a lenda da bebida tradicional dos gaúchos, os mandamentos e as regras para não fazer feio em uma roda de mate. Claro que a aula foi regada a muito chimarrão com três opções: amargo, doce e com leite.


Fonte: jornal AGazeta de Campo Bom

Nenhum comentário