Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Semana Farroupilha de Toledo traz como tema a força da mulher gaúcha

Das letras de canções ao papel histórico, da definição da prenda ao atual protagonismo feminino, a mulher - forte e batalhadora – contr...



Das letras de canções ao papel histórico, da definição da prenda ao atual protagonismo feminino, a mulher - forte e batalhadora – contribuiu para a construção de sua história. Em Toledo, a 10ª Semana Farroupilha tem como tema “Com a força da mulher gaúcha, a chama da tradição não se apagará”. A programação inicia no dia 18 de setembro e segue até 23.

De acordo com a secretária de Cultura Magda Ritter, a justificativa para a escolha da temática é devido estar em evidência pautas como: valorização, violência e feminicídio. “Queremos homenagear não somente a gaúcha, mas também todas as demais mulheres”, relata ao acrescentar que a mulher representa o espírito de luta, união e garra. “Temos na história e em nossa sociedade verdadeiras heroínas. Mulheres que lutam por melhores condições para as suas famílias”.

Magda ainda explica que a equipe tem a obrigação de proporcionar novas informações para a população por meio da cultura e, por consequência, colaborar com a sua formação. “As pessoas devem compreender que a programação não é somente uma festa, mas um momento de conhecimento”, afirma ao complementar que a programação é uma homenagem aos pioneiros de Toledo, porque muitos são descendentes do Rio Grande do Sul.



PROGRAMAÇÃO
Em 2018, a Secretaria de Cultura organiza uma programação diversificada com shows, concursos de churrasco, desfile das prendas de todos os CTGs, desfile de encerramento e outras atividades. Uma programação especial também está sendo organizada para o dia 20 de setembro, quando comemora-se o Dia do Gaúcho.

Uma novidade para essa edição é o Acampamento Farroupilha Escolar. Os estudantes têm a oportunidade de conhecer a cultura e os acontecimentos durante a Revolução Farroupilha. “Propomos que alguns alunos passem no galpão e tenham a formação cultural, oficinas e degustação de pratos típicos”.



ORGANIZAÇÃO
A Secretaria está em trâmite de licitação à contratação de uma empresa para a organização da parte estrutural do evento. A equipe também aguarda a confirmação de alguns shows e participação dos CTGs. “Neste ano, convidamos Centros dos municípios que fazem parte da Amop”, informa Magda.

Nesta edição, conforme a secretária, por recomendação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA), os animais não estarão presentes. Com relação às comidas típicas, a distribuição para toda a comunidade não deve acontecer, porém a Secretaria está organizando para que se mantenha essa tradição neste ano.

Fonte: Jornal do Oeste
Para ver a publicação original e outras matérias, clique aqui.

Nenhum comentário