Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Folha e coluna Cultura Gaúcha representarão 24ª RT no Tchêncontro Estadual

Homenagem foi organizada pelo CTG Erva-Mate e GF Essência da Tradição Foto: Débora Kist / Folha do Mate Depois de receber uma bela hom...


Homenagem foi organizada pelo CTG Erva-Mate e GF Essência da Tradição
Foto: Débora Kist / Folha do Mate


Depois de receber uma bela homenagem em âmbito regional, o jornal Folha do Mate e a coluna Cultura Gaúcha serão destaque mais uma vez em outubro, a nível estadual. Na tarde deste sábado, 1º, durante o Tchêncontro Regional da Juventude Gaúcha, em Lajeado, na sede do CTG Tropilha Farrapa, o veículo de comunicação e a página assinada por Beatriz Colombelli foram homenageados a partir do tema 'Os meios de comunicação no Rio Grande do Sul', em uma promoção da 24ª Região Tradicionalista.

A homenagem foi organizada por duas entidades tradicionalistas de Venâncio Aires: o CTG Erva-Mate e GF Essência da Tradição, que através de texto, música (composta por Libório Wilges com arranjos de Matheus Moraes), encenação e poesia (de autoria da própria Beatriz), contaram um pouco da história dela, de sua relação com o tradicionalismo e o jornalismo, e sobre o trabalho da Folha do Mate ao manter um espaço para falar de cultura gaúcha. A apresentação ainda teve a colaboração de um integrante do CTG Lenço Branco.

Segundo Letícia Schmachtenberg, 1ª Prenda do CTG Erva Mate, a escolha foi devido à importância que a coluna assinada por Beatriz tem para a cultura gaúcha em Venâncio Aires e na região. 'São 15 anos valorizando nosso trabalho, principalmente dando espaço para as questões culturais.' Para a coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen Mayer, o evento deste sábado procurou, seguindo uma diretriz do Departamento Jovem do MTG, valorizar e enaltecer o trabalho dos meios de comunicação do Rio Grande do Sul. 'Para aqueles que abrem espaço para o tradicionalismo, difundindo nossa cultura.'

Além do CTG Erva-Mate e GF Essência da Tradição, outras quatro entidades tradicionalistas se apresentaram. Ao final, a coluna da Folha do Mate foi a escolhida pela comissão julgadora para representar a 24ª Região Tradicionalista no Tchêncontro Estadual, que ocorre em outubro, em Canoas.

A coluna Cultura Gaúcha completará 15 anos de veiculação no jornal em dezembro. Ela é publicada todas as sextas-feiras na edição impressa, mas no blog é atualizada diariamente.

Folha e coluna Cultura Gaúcha em destaque no Tchêncontro

Veiculada pela primeira vez em 5 de dezembro de 2003, a coluna Cultura Gaúcha, da Folha do Mate, estará em evidência neste sábado, 1º, durante o Tchêncontro Regional da Juventude Gaúcha que ocorre em Lajeado, na sede do CTG Tropilha Farrapa. A promoção é da 24ª Região Tradicionalista e antecede a edição estadual, programada para outubro, em Canoas.

A partir do tema 'Os meios de comunicação no Rio Grande do Sul', duas entidades tradicionalistas de Venâncio Aires, o CTG Erva-Mate e GF Essência da Tradição, escolheram homenagear a coluna assinada pela tradicionalista e repórter da Folha do Mate, Beatriz Colombelli.

Os jovens integrantes das duas entidades desenvolveram trabalho de pesquisa e organizaram uma apresentação para o seminário que ocorre neste sábado, a partir das 15h. No evento, a colunista Beatriz estará presente com uma participação especial.

Segundo a prenda Marina Mayer, seis trabalhos estão inscritos e cada um apresentará a pesquisa de forma artística, como dança, poesia, teatro, música ou declamação. Dos seis, um será escolhido por uma comissão julgadora para o Tchêncontro Estadual marcado para os dias 12 e 13 de outubro, em Canoas.

No mês de dezembro, a coluna completa 15 anos de veiculação no jornal. Publicada todas as sextas-feiras na edição impressa da Folha, a Cultura Gaúcha também é o nome do blog atualizado no site folhadomate.com.

Para a editora da Folha do Mate, Letícia Wacholz, este será um momento especial para comemorar, de forma antecipada este aniversário e também relembrar a trajetória da colunista que conta, inclusive, com prêmios do concurso MTG de Jornalismo no currículo. 'Será um momento especial para homenagear a Beatriz que faz com tanto amor, profissionalismo e respeito suas coberturas. Também ficamos imensamente felizes pelo destaque ao jornal Folha do Mate, que é um dos únicos veículos do estado que mantém um espaço fixo para divulgar a tradição gaúcha', salienta.

Palestra - Antes das apresentações, o evento promovido pela gestão de Prendas e Peões Regionais - gestão 2018/19 - e o Departamento Jovem abrirá, às 13h30min, com a palestra do diretor do Departamento Jovem Central do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Marco Antônio Souza Saldanha Júnior. Ele vai abordar a importância dos meios de comunicação em tempos de globalização.


Fonte das duas matérias: portal Folha do Mate
Para ver mais informações do Folha, clique aqui.

Nenhum comentário