Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

7 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o Acampamento Farroupilha

O churrasco é uma das tradições mais cultivadas pelos gaúchos e o consumo aumenta durante a Semana Farroupilha banco de imagens / Unspl...


O churrasco é uma das tradições mais cultivadas pelos gaúchos e o consumo aumenta durante a Semana Farroupilha banco de imagens / Unsplash


A Semana Farroupilha é a mais tradicional comemoração às tradições e costumes gaúchos. Como bons festeiros, peões e prendas estenderam a celebração por quase todo o mês de setembro e, uma das maiores reuniões de tradicionalistas e simpatizantes, o Acampamento Farroupilha, teve seu início oficial na última sexta-feira (7), em Porto Alegre. A Schin, patrocinadora do evento há mais de 10 anos, elaborou uma lista com sete curiosidades sobre a festa para deixar gaúchos e gaúchas prontos para uma visita ao Parque da Harmonia. Confira:

1- Chama crioula é acesa quase um mês antesTradição que marca o período das celebrações farroupilha há 70 anos, a chama crioula queima durante os 13 dias de acampamento, de 7 a 20 de setembro. Porém, ela é acesa com bastante tempo de antecedência, sempre em um município diferente do interior do Rio Grande do Sul. Em 2018, ela foi conflagrada no dia 12 de agosto, em Iraí, na região do Alto Uruguai, de onde começou sua peregrinação, a cavalo, até Porto Alegre.

2- Parque da Harmonia sempre foi a casa do acampamentoO Acampamento Farroupilha nasceu junto com a criação do parque, em 1981. À época, o local ainda não havia recebido o nome de Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o que ocorreu em 1987. Com 65 hectares, a paisagem do parque se caracteriza por diversos aspectos da tradição campeira gaúcha, com churrasqueiras ao ar livre e galpão crioulo. Durante o evento, o local é equipado com praça de alimentação, feiras de artesanato e literatura, banheiros, posto de saúde, wi-fi gratuito, terminais de bancos, segurança e estacionamento.

3- ‘Bolicho’ da Schin tem programação especialPelo décimo ano consecutivo, a Schin será uma das patrocinadoras do Acampamento Farroupilha. A marca abraçou a tradição gaúcha e, celebrando a semana dos Farrapos, vai montar um verdadeiro bolicho dentro do Parque da Harmonia. O piquete, além de estar super abastecido com muita cerveja e produtos da Schin, convidará os visitantes para uma série de atividades, como uma troca de canecas de chope e apresentações de música nativista. O espaço também será equipado com uma cancha de bocha, um dos esportes mais queridos pelos campeiros. Muito praticado no interior e em parques da Capital, o jogo consiste em duas equipes com um conjunto de bolas cada. No começo de cada partida, uma bola menor é lançada e, em seguida, ambas as equipes tentam deixar suas esferas o mais próximas possível da bola pequena. As regras são simples e a diversão é garantida.

4- Cerca de 400 piquetes estão montadosPiquete é como são chamadas as instalações temporárias construídas, na maioria, com tocos de madeira e usadas por CTGs, empresas e grupos de amigos durante as comemorações. Historicamente, o número de piquetes quadruplicou entre 1995 e 2008, quando alcançou o teto máximo de 400. Em 1995 eram cem instalações. A partir de 2009, com uma ligeira redução no espaço útil do parque, o limite foi diminuído. Para 2018, 354 piquetes estão inscritos.

5- Haja churrasco! 50 toneladas de carne são assadas a cada anoA qualquer hora do dia, quem adentra o Acampamento Farroupilha já é logo envolto pela fumaça e tem o olfato invadido pelo cheiro característico da carne assada. O churrasco é uma das tradições mais cultivadas pelos gaúchos, portanto, nada mais natural do que o aumento do consumo durante a Semana Farroupilha. A estimativa é de que, a cada edição, cerce de 50 toneladas de carne sejam consumidas no acampamento, entre costela, picanha, maminha, vazio, matambre e outras iguarias. O evento, além das churrasqueiras, também conta com açougues espalhados pelo parque para que os assadores abasteçam seus estoques. Como acompanhamento, aquela Schin bem gelada deixa o preparo ainda melhor.

6- Um milhão de pessoas deve passar pelo acampamento em 2018O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) trabalha com a expectativa de ultrapassar a marca de 1 milhão de visitantes no Parque da Harmonia em setembro. Incluídos nesse total estariam cerca de 40 mil turistas, entre brasileiros de outros Estados do país e estrangeiros.

7- À noite, bailes garantem a diversão de peões e prendasTão logo cai a noite, o som dos estalos do fogo de chão e das esporas das botas que passeiam pelo acampamento ganha a companhia da música gauchesca. O vaneirão, a milonga e o chamamé são alguns dos ritmos que embalam os bailinhos e bailões que se multiplicam pelos piquetes. Os maiores e mais famosos acontecem na Casa do Gaúcho, que já tem programação completa para os bailes de 2018.

E que tal fazer uma visita ao Acampamento Farroupilha? O evento começa oficialmente no dia 7 de setembro e é aberto ao público, com entrada gratuita. É uma baita oportunidade para tomar aquela Schin bem gelada, saborear um típico churrasco gaúcho e se divertir enquanto cultiva a tradição!


Fonte: portal GaúchaZH
Para ver a publicação original e outras matérias, clique aqui.

Nenhum comentário