Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Lançameto do CD do Grupo Guitarra Alma e Garganta

GRUPO GUITARRA ALMA E GARGANTA Guitarra Alma e Garganta é um grupo musical nativista composto por cinco instrumentistas, cantores ...


GRUPO GUITARRA ALMA E GARGANTA


Guitarra Alma e Garganta é um grupo musical nativista composto por cinco instrumentistas, cantores e compositores.  Leandro Martins, Maurício Sena, Vinícius Lima, Júnior Saldanha e Nino Saldanha compõe a atual formação.

O grupo teve origem em 2011 Com Nino Saldanha, Maurício Sena e Leonardo Quadros na cidade de Viamão, neste ínterim também passaram pelo grupo outros músicos como Paulo Jacques, Djonatan dos Reis e Cassiano Santos. Num primeiro momento o grupo visava o resgate das músicas mais antigas dos festivais nativistas do RS. As inovações de arranjos vocais também foram e continuam sendo marcas do grupo. Do mesmo modo, a preocupação de mostrar ao público um trabalho de cordas a violões e contrabaixo tendo sempre a sensibilidade de transmitir com “alma” a música nativista e o intuito de registrar obras que oriundem do encontro musical do grupo.  Destes encontros resultaram inúmeras obras inéditas que circulam pelos festivais nativistas do nosso estado até hoje, sendo premiado em vários festivais como: O Rio Grande Canta o Cooperativismo, Aldeia da Canção Gaúcha, Acampamento da Arte Gaúcha, Gauderiada da Canção, Canto Campeiro, Femuvi, Eta em Canto, Salina da Canção, Cambona da Canção, Reculutando a Potrada, Canto Farroupilha, ainda marcando presença na Vigília do Canto Gaúcho, Canto do Charão, Poncho Verde da Canção Gaúcha, Canto a Dom João Luiz Pinto dos Santos, Coxilha Nativista e tantos outros festivais no RS.

Além de atuar nos festivais nativistas o grupo Guitarra Alma e Garganta também faz shows e apresentações a exemplo do Outubro Rosa em Balneário Pinhal, show de recepção da Seleção do Equador na Copa do Mundo de 2014 juntamente com o cantor Paulo Garcia, Festa Arroz com Leite em Viamão, show do Festival Ibiamom  da Canção, Boteco Tchê e outros.

No mês de Setembro, em meio às comemorações Farroupilhas e apresentações que são mais intensas, o grupo divide-se e vai às escolas contribuir com palestras e atividades culturais. Assim agindo, compromete-se e colabora para manter acesa a chama gaúcha que vem no DNA de nossas crianças.

Em 2014 o grupo amadurece a idéia de fazer um CD para registrar as obras que surgiam e consolidariam parcerias já identificadas com o trabalho do grupo. Além do músico, produtor, compositor e arranjador Marcio Rosado que assumiu a produção de todo trabalho, excelentes músicos, compositores, instrumentistas confiaram suas obras e cederam seus talentos para somarem-se ao grupo Guitarra Alma e Garganta, seja nas composições, talento vocal ou instrumental. Cita-se, neste primeiro álbum que será lançado dia 11 de agosto de 2018, as parcerias dos compositores Paulo Dias Garcia, Maximiliano Alves de Moraes, Vinícius Peixoto somadas às vozes dos cantores Cristiano Fantinel, Marcelo Oliveira e a gaita botoneira de Fabiano Torres.


Lançameto do CD do Grupo Guitarra Alma e Garganta - “Sem Titar o Pé do Estribo”


O evento acontecerá em 11 de agosto de 2018 às 20h30min no CTG Setembrina dos Farrapos em Viamão, cidade onde nasceu o grupo. 



Será oferecido um jantar, seguido do show de lançamento e logo após, baile animado pelo grupo Barbicacho.

Se farão presentes no evento o produtor do CD Marcio Rosado,  os compositores Paulo Dias Garcia, Leonardo Quadros, Vinícius Peixoto e Maximiliano Alves de Moraes os quais cederam suas obras para a abrilhantar o trabalho.  O Show ainda contará com artistas renomados no cenário nativista e no âmbito dos festivais do RS, tais como Marcelo Oliveira, Cristiano Fantinel e o acordeonista Fabiano que foram as participações especiais do álbum de lançamento.


Colaboração:  Nino Saldanha

Nenhum comentário