Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Canoas vai respirar teatro de 31 de agosto a 09 de setembro com o 8° FESTIA

A companhia S.O.S. Titelles, da Espanha, abre a programação. Foto Magalí Bondulich Grupo TIA realiza projeto que irá levar à cidade, g...

A companhia S.O.S. Titelles, da Espanha, abre a programação. Foto Magalí Bondulich

Grupo TIA realiza projeto que irá levar à cidade, gratuitamente, grupos nacionais e internacionais de teatro, promovendo a celebração das artes cênicas

Artistas do Brasil e do mundo estarão no município de Canoas, de 31 de agosto a 09 de setembro próximo, para celebrar a arte da cena. Pelo oitavo ano consecutivo, o Grupo TIA irá realizar o Festival Internacional de Teatro em Canoas - FESTIA, com mais de 25 atividades em todos os quadrantes do município, incluindo locais descentralizados. Participam grupos vindos da Espanha, Uruguai, Rio Grande do Norte e Pernambuco, além dos grupos regionais e locais. A programação inclui apresentações de teatro, oficinas, debates, além de atividades de integração. Todas as ações são oferecidas de forma aberta e gratuita à população. Como nas edições anteriores estimam-se atingir 10 mil espectadores ao longo dos 10 dias de festival.

Canoas é o município com o segundo maior PIB e a quarta maior população do estado do Rio Grande do Sul, com mais de 340.000 habitantes. O FESTIA é o único festival de teatro realizado na cidade. Com a realização do Festival, o grupo TIA reforça o seu compromisso de fomentar a economia, contribuir para a formação de plateia, a inclusão e a acessibilidade e o fortalecimento de grupos e coletivos culturais.

Responsável pelo projeto, o Grupo TIA (Teatro-Ideia-Ação) atua há 14 anos na comunidade canoense. Tem como proposta um teatro popular e de intervenção social. Uma de suas características mais marcantes é a viabilidade para a itinerância, levando a sua arte aonde público e artista, numa comunhão, virem um só.

Atualmente, desenvolve um trabalho comunitário e pesquisa na sede pública intitulada "Casa da Tia", na Praça da Juventude Nelson Mandela, periferia de Canoas. E realiza continuadamente o FESTIA desde a sua primeira edição. No total, o grupo TIA já conquistou mais de 10 prêmios e já circulou por mais de 100 cidades e 10 estados brasileiros para um público superior a 500 mil pessoas.

- Hoje, com orgulho, constatamos que o Festival é uma referência na cidade para o público e artistas, além do reconhecimento e apoio de diversos grupos de âmbito nacional e internacional, comenta Marcelo Militão, coordenador e curador do Festia. Entre os destaques, já contou com a participação de renomados artistas mundiais como Jean-Jacques Lemêtre do Théâtre Du Soleil, da França; César Troncoso, do Uruguai, e Luca de Liberali, da Itália.

Ao longo destas oito edições, já passaram pelo FESTIA, 74 grupos, 80 espetáculos, 50 atividades formativas envolvendo 12 estados e 07 países, para um público superior a 100 mil pessoas. As atividades são oferecidas sempre de forma aberta e gratuita para toda a população.       

A Programação

Um dos destaques do FESTIA é a companhia S.O.S. Titelles, da Espanha, que abre a programação com o espetáculo de marionetes, "True Romance", no dia 31 de agosto, às 15h, no Auditório da Secretaria de Cultura e Turismo - SMCT, em Canoas. Uma das particularidades desta montagem é que seus personagens são todos femininos. No mesmo dia, às 21h, no Estúdio Black Bird, ocorre a Festa de Lançamento do 8º FESTIA. Diversas atrações se revezam, com destaque para GHuga Távora do grupo Imaginautas, de Pernambuco, envolvendo artes visuais, educação e mediação cultural; interação poética com Arthur Côrte e a performance "Os Bafolões", de Canoas, além do Ubando Grupo, de Porto Alegre, com uma performance poética sobre o dramaturgo Qorpo-Santo. 

Integram a programação o Coletivo Pandora com o seu Teatro de Caixas, de Porto Alegre, no Calçadão de Canoas; a Cia Arte e Riso do Rio Grande do Norte, que tem sua comicidade pautada nos estudos sobre o palhaço brasileiro e nordestino; TEC Q Títeres, do Uruguai, com diferentes histórias e técnicas de animação, e a Cia Gente Falante/POA) , com seu “Circo Minimal”.

O 8° FESTIA também oferece espaço para a troca de conhecimentos e experiências. Prova disso é o seminário "Gestão na Arte - Economia da Cultura EM CENA", que reunirá profissionais da área da gestão e produção em artes cênicas no Estado e que ocorrerá no dia 01/09 no Sesc-Canoas.  A qualificação dos participantes está garantia com a realização de três workshops: "Uma palhaçada nordestina, com a Cia Arte e Riso/RN (03/09); "Evolução Histórica da Manipulação dos Títeres de Fios, pela SOS Titelles, da Espanha (04/09)”, e "Técnicas, Lixo e o Luxo", com a Q Títeres, do Uruguai (05/09). Todas as oficinas terão lugar no Sesc-Canoas, com entrada franca. Haverá, ainda, duas atividades que propõem o debate e a reflexão. A primeira é o "Caracol de Saberes Feministas", que ocorre no 06/09, Antiga Estação de Trem (19h) e o "Estudo Sociológico: Arte e Cultura no momento político atual", com o cientista político e professor Bruno Lima Rocha, na Antiga Estação de Trem, no dia 07/09, às 19h. Outro destaque é  para o seminário "Gestão na Arte - Economia da Cultura EM CENA" (01/09) que reunirá especialistas do mercado no Sesc-Canoas.

Um grande Piquenique Cultural e Confraternização de Fechamento marcará o encerramento do 8° FESTIA, no dia 09 de setembro, domingo, no Parque Eduardo Gomes, a partir das 15h. Participam os Imaginautas, com GHuga Távora, de Pernambuco, e o Grupo Toque de Comadre, de Viamão, que estarão promovendo atividades de interação com o público. Acompanhe e saiba mais sobre a programação (datas e endereços) pelos https://festivalfestia.wordpress.com/ ou https://www.facebook.com/festivalfestia/

Redes Sociais e Canais do Grupo TIA:
https://festivalfestia.wordpress.com/
https://www.facebook.com/festivalfestia/
https://grupotia.wordpress.com/
https://www.facebook.com/tia.teatro/
https://www.youtube.com/channel/UCy4EyM4LmG5x6xVSzvfCK6g

Teaser:
https://www.facebook.com/festivalfestia/videos/2139906949620482/

SERVIÇO:
O Quê: Festival Internacional de Teatro em Canoas. Acompanhe a programação pelos https://festivalfestia.wordpress.com/ ou https://www.facebook.com/festivalfestia/
Quando: De 31 de agosto a 09 de setembro.
Onde: Canoas-RS
Quanto: Entrada franca

Classificação etária:
Atividades artísticas "livre" para todos os públicos.
Atividades formativas: a partir de 14 anos.

EQUIPE 8º FESTIA
Coordenação Geral e Curadoria: Marcelo Militão
Coordenação Geral de Produção: Mariana Abreu
Apoio Coordenação de Produção: Mário Ferrolho
Assistente de Produção: Gabriel Gonçalves e Tony Capellão
Design Gráfico: Priscila Maciel
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing
Social Media: Wender Zanon
Performance e Divulgação: Ghuga Távora
Teaser: Renato Souza
Registro Audiovisual: Chama Vídeo Independente
Fotografia: No Palco
Responsável Técnico: Vicente Goulart
Consultoria Jurídica e Mediação dos Bate-Papos: Karen Gonçalves
Apoio: TVE, Rádio FM Cultura, Sesc Canoas, SMCT/Prefeitura de Canoas-RS
Promoção: Grupo RBS
Realização: Grupo TIA


Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4)

Nenhum comentário