Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

10ª Semana Farroupilha de Toledo-PR começa dia 18 de setembro

A tradicional Semana Farroupilha em Toledo chega a sua 10ª edição. Para este ano, o evento que estava programado para os dias 5 a 9 de...


A tradicional Semana Farroupilha em Toledo chega a sua 10ª edição. Para este ano, o evento que estava programado para os dias 5 a 9 de setembro foram transferidos para os dias de 18 a 23 de setembro. A alteração foi aprovada por unanimidade por organizadores e membros dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) que fazem parte essência durante o evento.

Pra quem nasceu no Sul, ou é descendente, poderá ver à homenagem no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Além disso, para a comunidade gaúcha, o dia 20 de setembro é um tributo a um dos marcos de sua cultura, a Revolução Farroupilha que ocorreu no ano de 1835.

Para dar sequência aos preparativos das festividades em Toledo, na terça-feira (21), no auditório Acary de Oliveira, anexo ao Paço Municipal, representantes dos CTGs e da Secretaria de Cultura, responsável pela realização do evento, fizeram uma reunião para tratativas do evento. Segundo a Secretária da Pasta, Magda Ritter, a transferência da data foi bem aceita pela comunidade participante do evento.

Magda ainda contou que o cronograma, que será disponibilizado em breve, terá diversas atrações ao público. “Neste ano teremos shows, concursos de churrasco, desfile das prendas de todos os CTGs, o desfile de encerramento que será bem grande este ano, entre outras atividades. Uma novidade para essa edição será o Acampamento Farroupilha Escolar, onde os estudantes das escolas municipais poderão receber aulas no local e praticar algumas das culturas gaúchas”, destacou a Secretária.

Assim como em outras cidades que realizam a Semana Farroupilha, a organização do evento em Toledo, decidiu que para essa edição e pela primeira vez, o evento terá um tema. Em 2018, “Com a força da mulher gaúcha, a chama da tradição não se apagará”, será o tema. Conforme a Secretaria, realizar uma ação como essa é exaltar a importância e o papel da mulher na sociedade como um todo.

“A partir desta edição as Semanas Farroupilhas terão um tema em Toledo. A primeira, referente a importância de todas as mulheres, seja na revolução a anos atrás ou nos tempos atuais em qualquer classe será para destacar seu papel na comunidade. Pois sabemos que a mulher, mesmo no contexto atual da sociedade sofrendo pelo feminicídio e demais violências, ela continua guerreira. Essa é uma ação para mostrar o valor da mulher”, explicou Magda.


Por Suzi Lira
Fonte: Prefeitura de Toledo

Nenhum comentário