Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Uma noite Balaio de Cordas - 4ª Edição

Felipe Azevedo convida a pianista Catarina Domenici e o violonista Ângelo Primon para um encontro memorável, que contempla a diversidade...

Felipe Azevedo convida a pianista Catarina Domenici e o violonista Ângelo Primon para um encontro memorável, que contempla a diversidade de cordas
 

O quarto concerto da série Uma Noite Balaio de Cordas, idealizado pelo violonista Felipe Azevedo, traz como convidados especiais, no mês de outubro, Catarina Domenici (piano) e Angelo Primon (oud árabe). O encontro, que promete ser memorável, será realizado no próximo dia 22, domingo, às 20h, no Café Fon Fon, em Porto Alegre. Uma pianista-compositora e dois violonistas-compositores, de estilos marcantes e singulares, apresentam, em distintos momentos, e num clima de confraternização artística e musical, seu trabalho autoral e interpretativo. As reservas podem ser feitas pelo fone (51) 998807689.

Como em outras edições, o repertório se renova, oferecendo momentos surpreendentes. Felipe Azevedo exibe novas composições com seu violão com voz, brasileiro, contrapontístico e polirrítmico; a pianista e compositora Catarina Domenici apresenta músicas de um projeto autoral de composições inspiradas pelas mulheres que marcaram a sua vida como mestras, cuidadoras, amigas e irmãs. Angelo Primon mostra um pouco da pesquisa que desenvolve, desde 1998, sobre as sonoridades da viola de dez cordas, viola de cocho, rabeca, oud árabe, surtarang e sitar indiano, em repertório que alia composições autorais e de outros autores referenciais.

O projeto Uma Noite Balaio de Cordas é uma reedição do projeto homônimo idealizado por Azevedo no final da década de 1990, que durante um semestre reconfigurou os finais de tarde dominicais no antigo Café Coletânea, próximo ao Parque da Redenção. Este projeto revelou novos artistas e lhe rendeu, na ocasião, seu primeiro Prêmio Açorianos na categoria Menção Especial.

O projeto é uma produção da Balaio de Cordas Ltda., também produtora cultural do Felipe Azevedo e conta com a promoção e assessoria de imprensa de Silvia Abreu. 

Sobre os artistas:

Felipe Azevedo é compositor, violonista, cantor, educador musical, ensaísta e empreendedor cultural. Vencedor de seis prêmios Açorianos (o mais representativo do Sul do Brasil), Especialista em Pedagogia da Arte e Mestre em Letras (Ufrgs), o artista já fez turnê por países como Suíça, Noruega, Uruguai e França e já dividiu palco com artistas como Guinga, Ulisses Rocha, Hermeto Pascoal, Consuelo de Paula e Gastón Rodriguez, dentre outros. Já participou de vários festivais de música nacionais e internacionais como os suíços Fête multiculturelle, Festival des Cropettes, Festival de La Cité, o francês L'air Du Temps, o norueguês Johan Halvorsen musikkfest, e o espanhol Premio Cl'hips em L'Hospitalet de Llobregat. Com quatro álbuns gravados e lançados, atualmente divulga seu último "Tamburilando Canções - Violão com Voz", projeto multimídia com livro-cd e hotsite interativo.

https://www.youtube.com/watch?v=pDVGQj7qUk0

Catarina Domenici teve seu primeiro contato com a música em uma escola de samba, a ZôLivre de São Miguel Arcanjo (SP). Conheceu a percussão e o samba bem antes de conhecer e apaixonar-se pelo piano e por seu repertório já na adolescência. Cursou simultaneamente os cursos de piano erudito e jazz/MPB no Conservatório de Tatuí. No jazz, teve como professores os pianistas Homero Lotito, Mariô Rebouças e Hilton Valente (Gogô). Na música erudita, seus mestres foram Yara Bernette, Beatriz Balzi, David Burge e Rebecca Penneys. Pianista versátil, fluente em vários estilos, vem, em anos recentes, mostrando seu trabalho como compositora, destacando-se apresentações no Projeto Café Fon-Fon Palco Musical, Festival Sonora, Ecarta Musical, Chapéu Acústico, Noite dos Museus, e a interpretação de "Para Márcia" pelo Julio Herrlein Quartet, na terceira edição do POA Jazz Festival.
 
 
A pianista Catarina Domenici. Foto Sofia Cortese

Com 29 anos de carreira, o compositor, instrumentista e produtor porto-alegrense, Angelo Primon, já atuou com artistas de várias tendências. Foi vencedor do Troféu Açorianos como Melhor Instrumentista categoria MPB nos anos de 2006 e 2008.  Recebeu o Troféu Açorianos 2011 na categoria de Melhor Arranjador MPB pelo CD de Richard Serraria "Pampa Esquema Novo". Teve seu álbum de estreia, "Mosaico", premiado com o Troféu Claves do Sul - IEM (Instituto Estadual de Música) em 2004, Troféu Açorianos de melhor cd instrumental de 2004 e show do ano.


Angelo Primon e seu oud árabe. Foto Cristine Rochol

Atualmente, é arranjador e coprodutor do compositor Richard Serraria no CD "Mais tambor, menos motor". É cofundador do quarteto de violas "Violas ao Sul", juntamente com Valdir Verona (Caxias do Sul-RS), Mário Tressoldi (Tramandaí-RS) e Oly Júnior (Porto Alegre-RS). Desenvolve, desde 1998, pesquisas sobre as sonoridades da viola de dez cordas, viola de cocho, rabeca, oud árabe, surtarang e sitar indiano. A partir das misturas destas diferentes vertentes instrumentais, Primon atualmente está em fase de pré-produção de seu novo trabalho autoral.
 

SERVIÇO:

O Quê: Uma Noite Balaio de Cordas - 4ª Edição. Concerto com o violonista Felipe Azevedo, Catarina Domenici e Ângelo Primon
Quando: Dia 22 de outubro de 2017, domingo, às 20h
Onde: Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, n° 22, Farroupilha), Porto Alegre-RS
Quanto: Couvert R$ 30,00
Reservas pelo fone (51) 998807689

Contatos:

Felipe Azevedo Compositor | Balaio de Cordas Ltda.
Compositor, Violonista, Cantor, Educador Musical, Ensaísta
(51) 3209 8915 I (51)9 9299 0944
www.violaocomvoz.com.br
www.facebook.com/felipeazevedo.compositor
 

Colaboração:
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4)
Fones: 51 | 9-8632.0145 (Oi) | (51) 982385577 (Tim)

Nenhum comentário