Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Chama Crioula é acesa em Mostardas

As comemorações da Semana Farroupilha começaram nesta sexta-feira, em Mostardas, com o acendimento da Chama Crioula, símbolo dos feste...


As comemorações da Semana Farroupilha começaram nesta sexta-feira, em Mostardas, com o acendimento da Chama Crioula, símbolo dos festejos. Coube ao presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro, retirar de um fogo de chão a centelha que percorrerá nas próximas semanas as estradas do estado, para chegar a todas cidades do Rio Grande do Sul. A patrona dos festejos, Elma Sant'Ana, participou da cerimônia.
 
Aceso com o uso de um avio de pedra – isqueiro medieval que produz faíscas, o fogo teve como cenário o local conhecido como Pedra de Anita, onde nasceu Menotti Garibaldi, filho de Anita e Giuseppe Garibaldi, comandante da marinha Farroupilha durante a Guerra dos Farrapos.
-Ele (Giuseppe) é um italiano que abraçou a causa de nossos heróis farroupilhas, é um dos idealistas revolucionários que nós exaltamos no temático dos Festejos Farroupilhas de 2017, destaca Renata da Silva, Primeira Prenda do estado, também presente.
 
Realizada há 70 anos em diferentes cidades, a cerimônia reuniu cavalarianos de todo Rio Grande do Sul, que a partir de amanhã, recebem a centelha para ser distribuída no estado. O grupo Cavaleiros do Planalto Médio, de Passo Fundo, vai percorrer 520 quilômetros em 18 dias para conduzir a chama até o município e cidades no Norte do estado. O coordenador Verceli de Oliveira explica que a logística inclui dois caminhões para o transporte dos 30 cavalos, além de três ônibus e três caminhonetes que levam mantimentos e equipes de apoio, totalizando 54 homens. O planejamento começa cedo.
-Há três meses, viemos aqui fazer os primeiros contatos, demarcando 40 quilômetros percorridos, sendo bem recebidos nas dezesseis cidades por onde vamos passar, explica Oliveira.
 
A estimativa da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav), ligada ao MTG, é que até a Semana Farroupilha, mais de 300 cavalgadas estarão percorrendo campos e estradas do Rio Grande do Sul, conduzindo o símbolo dos Festejos Farroupilhas.
-O acendimento da Chama a cada no significa a renovação do sentimento de pertencimento de nossa identidade regional, resume o presidente do MTG, Nairo Callegaro.
 
A previsão é que a Chama Crioula chegue a Porto Alegre no dia 19 de agosto, onde será guardada na sede da 1ª Região Tradicionalista até o dia 7 de setembro. Nesse dia, será levada ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, onde será fundida com a chama da Pátria, marcando a abertura oficial do Acampamento Farroupilha da capital.


por Giovani Grizotti
Fonte: Repórter Farroupilha, junto ao portal G1

Nenhum comentário