Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Festejos Farroupilhas do Paranhana têm projeto cultural aprovado na LIC para 2017

Oficinas culturais continuarão sendo realizadas na edição deste ano do Festejos, em Taquara. Arquivo/Panorama Em sua 11ª edição, o Fest...

Oficinas culturais continuarão sendo realizadas na edição deste ano do Festejos, em Taquara. Arquivo/Panorama


Em sua 11ª edição, o Festejos Farroupilhas do Paranhana, evento que marca as comemorações tradicionalistas de setembro em Taquara, contará com o suporte de recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O projeto foi aprovado pelo governo do Estado e, agora, os organizadores passam à fase de captação das verbas junto a eventuais empresas patrocinadoras. O Festejos Farroupilhas acontecerá de 9 a 20 de setembro, na sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho, mantendo a proposta de incentivar a cultura gaúcha, inclusive com oficinas para as crianças.

O parecer do Conselho Estadual de Cultura aprovando a destinação de recursos da LIC para o evento foi analisado no dia 22 de maio. No texto, o relator, conselheiro Marco Aurélio Alves, faz uma análise sobre as programações da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul e a importância de incentivar os eventos pelo interior. Ressaltou que o projeto do Festejos preocupa-se, além da cultura, com acessibilidade, com questões ambientais, com a democratização do acesso e com a preservação dos saberes e fazeres através “de três criativas oficinas que podem envolver toda a comunidade escolar”. “Beneficiado pela localização da sede campestre onde se realizará, poderá contemplar, também, as comunidades de Parobé, Rolante, Riozinho, Igrejinha e Três Coroas, além de despertar a atenção dos turistas que se dirigem a Gramado e Canela”, complementou. “O orçamento racional e dentro de todos os padrões de mercado faz com que este projeto seja oportuno, cabendo apenas mencionar que considerando a modesta aplicação de recursos em divulgação exigirá que o proponente busque formas alternativas de comunicação para que toda a população da região tome conhecimento da amplitude daquilo que é ofertado”, avaliou sobre o orçamento da promoção.

“Ao ler este projeto, tem-se a impressão de que seus proponentes estão atentos à necessidade de envolvimento dos jovens nas ações propostas a fim de que seja viabilizado à geração que conduzirá este estado amanhã às possibilidades de desvendar raízes para poder conhecer a história, preservar os saberes e ampliar o território das conquistas a partir da sabedoria dos que aqui já estavam ou dos que se juntaram na construção do Rio Grande. Assim, esta iniciativa se faz relevante, e sua realização, necessária”, avaliou o relator. “Além das oficinas, as atividades culturais previstas para os recantos são de uma riqueza exemplar que merece ser amplamente divulgada a fim de tornar público em todo o estado o quão bem pode ser aproveitada uma programação criativa, inteligente e que estimule a participação coletiva, a solidariedade, o trabalho em equipe, a valorização da escola na premiação, além de um conjunto de fatores positivos referentes a questões do desenvolvimento humano”, acrescentou.

A LIC aprovou R$ 102.563,50 para o Festejos. Segundo o presidente da Associação Recanto Galponeiro, Aécio Gampert, a entidade considera de grande importância contar com estes recursos de forma a viabilizar o evento, inclusive mantendo os shows e a programação cultural para as escolas. Aécio ressalta que o Festejos tem entrada gratuita à comunidade. Agora, começa a fase de captação das verbas junto às empresas, que patrocinam o evento, e conseguem o abatimento em impostos por meio da lei cultural. Até a metade do próximo mês, Aécio pretende estar com a programação de shows finalizada e divulgada à comunidade. Recentemente, a Prefeitura de Taquara também encaminhou à Câmara de Vereadores projeto de lei prevendo repasse de R$ 20 mil ao evento, o que foi aprovado pelo Legislativo.


Fonte: jornal Panorama

Nenhum comentário