Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Somos gaúchos, sim senhor!

Ser gaúcho é mais que nascer no Estado do Rio Grande do Sul. Ser gaúcho é um estado de espírito, uma religião, um amor que transborda a ...


Ser gaúcho é mais que nascer no Estado do Rio Grande do Sul.
Ser gaúcho é um estado de espírito, uma religião, um amor que transborda a lógica de quem simplesmente vive e convive em uma sociedade qualquer.

Ser gaúcho é mais, muito mais.
É se orgulhar do hino do Estado, e cantá-lo a longos pulmões, com fervor, quando toca.
É defender com garra e coragem quaisquer comentários injuriosos que possam denegrir a nossa imagem.
É querer, a qualquer custo, levar no peito a marca do Rio Grande do Sul, seja no churrasco de todo domingo, no chima de cada dia, nos fandangos de galpão, no traje gaudério, ou no sotaque, por vezes até forçado.
Mas BAAAH TCHÊ! ♥

Porém, o que me traz especialmente a este post, é o fato de que tantos gaúchos hoje residentes no Estado e amantes da tradição, não têm em sua certidão de nascimento o Rio Grande do Sul como berço. Eu por exemplo, sou nascida no Estado vizinho... Santa Catarina. Será que sou mesmo, menos gaúcha por isso?

Lembro igualmente dos nossos conterrâneos rio-grandenses que a muito tempo moram em outros Estados, e até Países, mas que carregaram nas suas malas o orgulho e amor de ser gaúcho. Comprar erva é um sacrifício, aí pedem sempre pro parente levar uns quilos quando for passear... o fardo de Polar então, é sempre um dos que não falta na lista de "encomendas"... e graças a Deus que existe internet, youtube, pra que pelo menos as músicas gaúchas continuem em sua playlist.

Todos somos gaúchos, sim senhor.
Porque como já dito, ser gaúcho é um estado de espírito, que ultrapassa as fronteiras do Estado e que revigora o sentido de viver. Ser gaúcho é, principalmente, ter alma de gaúcho. ♥

Um beijo a todos gaúchos que nos acompanham... sejam eles residentes, de berço ou apenas amantes do nosso querido Rio Grande do Sul.
Aqui tem amor e tradição de sobra pra todos!

Gostou do textinho de hoje?
Curte, compartilha... e marca aqueles teus amigos "de fora" que são muito mais gaúchos que uns viventes por aí, tchê. ;)


por Carolina Bouvie
Fonte: blog Cantinho Gaúcho

Nenhum comentário