Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Num 04 de janeiro, morria Honeyde Bertussi

Num dia 04 de janeiro, do ano de 1996, morria em Caxias do Sul, devido a complicações pós cirurgia no coração o precursor da música galp...


Num dia 04 de janeiro, do ano de 1996, morria em Caxias do Sul, devido a complicações pós cirurgia no coração o precursor da música galponeira no Rio Grande do Sul, Honeyde Bertussi.

 Músico tradicionalista gaúcho, compositor, cantor e acordeonista, Honeyde Bertussi nasceu em 26 de fevereiro de 1923 em São Jorge da Mulada, localidade pertencente ao município de São Francisco de Paula e faleceu no dia 4 de Janeiro de 1996. Foi conhecido como o "Cancioneiro das Coxilhas", devido ao fato de este ser o nome de seu maior sucesso e, também, por apresentar um programa de Rádio em Caxias do Sul com o mesmo nome. Iniciou sua carreira artística em 1941. Deixou centenas de composições que tornaram-se verdadeiros clássicos gaúchos.
 
Junto com seu irmão Adelar Bertussi formou a primeira e mais famosa dupla de acordeonistas do Brasil. Foram, inclusive, os pioneiros a gravar um Bugio (Casamento da Doralice), único ritmo genuinamente gauchesco.






Tive o privilégio de conhecer e ser amigo de Honeyde Bertussi e, também, escrever em versos um livro sobre sua vida artística.
 
A obra é composta por 301 sextilhas e, para escrevê-la, convivi com Honeyde mais a miúde, inclusive parando em sua casa em Caxias do Sul e aprendi a admirá-lo ainda mais. No lançamento do livro em São Francisco de Paula, Honeyde Bertussi se fez presente. Saia gente pelo ladrão da Associação Atlética Banco do Brasil, local do evento. Inclusive cavalgadas foram organizadas para celebrar o ato.
 
No meu entendimento, pela sua importância, foi o maior músico regionalista de nosso Estado. 

Fonte: blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário