Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Grupo Sepé recebe Medalha Comemorativa da Assembleia Legislativa do RS

Honraria foi indicada pelo escritor Sebastião Corrêa e entregue pelo deputado Vinicius Ribeiro O trabalho voluntário realizado em prol da...

Honraria foi indicada pelo escritor Sebastião Corrêa e entregue pelo deputado Vinicius Ribeiro

O trabalho voluntário realizado em prol da poesia gaúcha envolvendo crianças e jovens foi homenageado com a Medalha Comemorativa da 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A láurea é o reconhecimento do Parlamento Gaúcho ao empenho pela preservação e enaltecimento da poesia e do texto campesino por meio de ação voluntária que mantém crianças e jovens engajados  no projeto destacado em rodeios e festivais de declamação gaúcha.

A indicação do GAN Sepé Tiaraju para receber a medalha foi uma iniciativa do escritor e poeta nativista, Sebastião Teixeira Corrêa, entregue pelo deputado Vinicius Ribeiro, no dia 04 de janeiro, em cerimônia na sede da entidade.
 
 

 


Homenagem ao trabalho social desenvolvido


A solenidade de entrega da Medalha prestou homenagem extensiva a todo o trabalho desenvolvido pelo GAN Sepé Tiaraju em prol da cultura gaúcha e um louvor à Oficina de Declamação, fomentada na gestão da Patronagem de 2014-2016 da patroa Leoni Koch, quando uma sala foi aberta especialmente para as aulas, realizados saraus e apresentações à comunidade e participações em cursos. Apenas neste ano, o resultado é a conquista de quatro vagas antecipadas para a grande final do Rodeio Internacional de Vacaria, em 2018, com Luiz Henrique Fontana, Arthur Salles Roos, Júlia e Judite Carlet, a instrutora Campeã do Festival Nacional da Cultura  Gaúcha, por seis vezes e 126 troféus nas últimas três temporadas de rodeios, inúmeras classificações e, mais que isso, a forma ção cidadã de dezenas de crianças e jovens, somando-se à galeria de centenas de troféus conquistados pela entidade ao longo de seus 30 anos.


Declamação é destaque em concursos
 
 
 
O trabalho persistente consta de ensaios bissemanais, participação em diversos cursos e seminários e seis saraus de poesias nos últimos três anos que tiveram a instrução de grandes poetas gaúchos, comunicadores e psicóloga, estimulando e aprimorando ainda mais a arte declamatória que atrai mais e mais crianças e jovens a aprenderem técnicas de comunicação e oratória elevando a qualidade das exibições que vêm sendo observadas em todo o Estado do RS e em Santa Catarina, por onde os declamadores do GAN Sepé marcam presença em eventos do gênero.
   
O alto nível e o grande número de declamadores engajados no projeto contínuo é considerado único no Estado e, por isso chamou a atenção do escritor Sebastião Teixeira Corrêa, de Caxias do Sul, que levou ao conhecimento da Assembleia Legislativa o esforço que é exemplo para todo o Rio Grande do Sul. 


Deputado Vinicius Ribeiro- “Sociedade justa com oportunidades iguais”

Ao falar sobre a motivação da Medalha ao GAN Sepé Tiaraju, o deputado Vinicus de Tomasi Ribeiro disse tratar-se de um gesto simples, mas de muito valor a cada um dos voluntários que há 30 anos dedicam seu tempo em prol da cultura gaúcha e na formação de crianças e jovens, por meio da arte, da cultura, da educação e do convívio social. “O trabalho desenvolvido pelo Sepé Tiaraju demonstra que o poder público precisa, cada vez mais, reconhecer o trabalho das entidades que auxiliam na educação e formação de uma sociedade mais justa e com oportunidades iguais de acesso à educação e cultura”.
 
 
Poeta Sebastião Corrêa - “Projeto único no RS”

O poeta Sebastião Teixeira Corrêa, que assistiu apresentações dos declamadores à tarde, disse: “Se fizéssemos uma semana de discursos não diríamos tudo para demonstrar o que é feito no Sepé Tiaraju”. Ele relatou sua emoção ao ser-lhe apresentado um declamador de 10 anos, que viajou a Santa Maria para lhe conhecer. Isso é o resultado de um trabalho diferente de tudo que acontece no Estado. “Estou muito feliz e vejo como justíssima a homenagem”.
   
Prefeito Douglas Fontana - “Atuação preventiva”

O prefeito de Espumoso, Douglas Fontana disse de seu reconhecimento ao escritor e ao Deputado pela iniciativa de reconhecer a entidade que faz diferença na comunidade regional. Enalteceu o papel de prevenção empenhado pelas entidades do município e o GAN Sepé Tiaraju, muitas vezes faz o papel da própria família. “É o esforço do trabalho que se materializa”.


Fonte: blog do Rogério Bastos

Nenhum comentário