Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Dia da Imprensa Tradicionalista

  Ontem falamos neste espaço, mesmo que superficialmente, sobre o funcionamento do MTG e como seus regramentos são apresentados e ap...


 
Ontem falamos neste espaço, mesmo que superficialmente, sobre o funcionamento do MTG e como seus regramentos são apresentados e aprovados ou não.
 
Em riba deste assunto o Tradicionalista Paulo Roberto de Fraga Cirne nos manda uma proposição que vai ser apresentada no 65º Congresso Tradicionalista Gaúcho, no mês de janeiro.  
 
Torcemos para sua aprovação.

PARA O 65º CONGRESSO TRADICIONALISTA GAÚCHO
AUTOR – PAULO ROBERTO DE FRAGA CIRNE, Sócio Honorário do CTG Potreiro da Várzea, do Colégio Militar de Porto Alegre-RS, da 1ª Região Tradicionalista.
PROPOSTA – Instituir 19 de dezembro (19.12) como DIA DA IMPRENSA TRADICIONALISTA, do MTG/RS.

JUSTIFICATIVA –


No 6º Congresso Tradicionalista, realizado na cidade de Cachoeira do Sul de 17 a 20 de dezembro de 1959, o mesmo que criou o Conselho Coordenador, órgão que antecedeu a fundação do MTG, entraram duas propostas de criação de um órgão divulgador do tradicionalismo.
 
Logo no início do Congresso, foram distribuídos exemplares do jornal A TRADIÇÃO, de Cachoeira do Sul, dirigido pelo tradicionalista Luiz Airton Gorga, que foi o Relator Geral do Congresso e autor de uma das propostas da criação de um jornal para divulgar o tradicionalismo.
 
Na época, os tradicionalistas reconheciam esta necessidade, pois importantes jornais da Capital, como “Diário de Notícias” e “A Hora”, que mantinham espaços dedicados ao tradicionalismo, começaram a cortar esta colaboração, que era de suma importância para expandir o movimento, iniciado organizadamente há pouco mais de uma década.
 
Como já circulava no Congresso o jornal A TRADIÇÃO, foi proposto que esse fosse considerado órgão oficial do Movimento Tradicionalista, ideia que teve o apoio aberto dos CTGs Lalau Miranda (Passo Fundo), “35” (Porto Alegre) e “20” de Setembro (Santo Ângelo). Foi aprovado na 5ª Sessão Plenária, realizada dia 19 de dezembro (19.12.1959).
 
Não se tem notícias de quanto tempo circulou o jornal A TRADIÇÃO, sendo que a edição de março de 1960, já trazia impresso “órgão oficial do movimento tradicionalista”. Mais tarde, passados mais de 16 anos, com data de 29 de junho – Dia de São Pedro, em 1976, circulava a edição nº 1 do jornal TRADIÇÃO, como órgão oficial do Tradicionalismo Gaúcho. Coincidentemente com o mesmo nome daquele que temos quase a certeza de ter sido o pioneiro a ser oficializado. Se o nome do segundo teve alguma relação com o primeiro não temos provas, uma vez que em 1959 foi em Cachoeira do Sul e em 1976 em Porto Alegre.
 
Os meios de comunicação da imprensa falada, escrita, e televisionada, tiveram e tem, responsabilidade marcante no desenvolvimento do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Colaboraram sobremaneira com o crescimento desse culto nativista e esta proposta reverencia todos os segmentos da imprensa que valorizaram e valorizam através da divulgação, o trabalho de muitos ao longo desses anos e que continuam realizando, tornando este Movimento cada vez maior.

CONCLUSÃO – Espero que os ilustres congressistas, alicerçados nas justificativas aqui apresentadas, considerem positivamente a presente proposta, instituindo o dia 19 DE DEZEMBRO (19.12), como DIA DA IMPRENSA TRADICIONALISTA, que foi aprovada por unanimidade na 1ª Sessão Plenária do 21º CONTREG – Congresso Tradicionalista Regional da 1ª Região Tradicionalista, realizado em Porto Alegre dia 3 de dezembro de 2016.

Porto Alegre, RS, 12 de dezembro de 2016

Paulo Roberto de FRAGA CIRNE
Telefones: (51) 3398.1863 (fixo) e 9843.2011 (Claro)


Fonte: blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário