Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

"Comemoração à altura do MTG"

Presidente Nairioli Callegaro homenageou casal Savaris, membros da comissão do cinquentenário e ex-presidente do MTG Foto: Beatriz Colom...

Presidente Nairioli Callegaro homenageou casal Savaris, membros da comissão do cinquentenário e ex-presidente do MTG
Foto: Beatriz Colombelli / Folha do Mate


Dois dias foram reservados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para comemorar o cinquentário que transcorreu,  na sexta-feira, 28. As festividades se inciaram na sexta-feira, pela manhã, com a chegada das cavalgadas a Porto Alegre, realizadas pelas 30 Regiões Tradicionalistas (RTS) e que se concentraram no Parque da Harmonia, local das festividades.

Presidente no ano do cinquentenário, Nairioli Antunes Callegaro, disse que as comemorações ficaram "à altura do MTG", as homenagens recebidas pelo Movimento durante o ano, pelo Rio Grande do Sul, às pessoas que uniram esforços para organizar a entidade reverenciados os antepassados e destacando os jovens que se engajam para manter e disseminar a cultura. Callegaro também homenageou o casal Odila e Manoelito Savaris que integraram a comissão dos 50 anos e que, por diversas gestões esteve à frente da presidência.

Ponto alto das comemorações ocorreram no sábado com a solenidade da premiação aos vencedores do concurso de 'Jornalismo do MTG'; homenagens a autoridades, conselheiros beneméritos; tradicionalistas indicados pelas RTs; e para entidades que ajudaram a escrever esta história cinquentenária. No local, também, uma charrasqueada assada em 'vala com espeto de pau', bem à moda gaúcha foi servida ao meio-dia para cerca de 2 mil tradicionalistas. De sobremesa, um bolo de 50 metros, ofertado e preparado por entidades e piquetes da capital, foram ofertados aos tradicionalistas. No local, também, ocorreu o Acampamento da Juventude Tradicionalistas com atividades culturais, coordenado por Prendas e Peões do RS e departamento Jovem Central.

Julinho e '35 CTG'

No sábado, 29, na parte da manhã, ainda, ocorreu em frente ao Colégio Júlio de Castilhos, com a presença de Paixão Côrtes' - um dos idealizadores do Piquete de Tradições Gaúchas, no educandário em 1947, e integrante do 'Grupo dos Oito' -  ato cívico com a participação de cavalarianos; presidente do MTG, Nairioli Callegaro e dirigentes do MTG. Primeira entidade tradicionalista, fundada em 1948, o '35 CTG, também recebeu a homenagem presencial.

Cápsula do tempo

Daqui a 25 anos as novas gerações vão abrir a cápsula do tempo, colocada junto ao monumento inaugurado na sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), em Porto Alegre, alusiva aos 50 anos da entidade. As festividades se inciaram na sexta-feira, 28, com a chegada das cavalgadas realizadas pelas 30 Regiões Tradicionalistas (RTS). Na data, oficialmente, deu-se o início do Movimento organizado.

Diplomas e troféus

A Folha do Mate recebeu dois troféus, no Concurso de Jornalismo. A repórter e colunista Beatriz Colombelli recebeu a distinção com a 'Melhor matéria impressa intitulada 'Qual o Valo$ deste sonho', e o repórter fotográfico Alvaro Pegoraro conquistou a 'Melhor Fotografia, sendo o pioneiro na modalidade iniciada neste ano. Indicada pela 24ª Região Tradicionalista, Beatriz recebeu o Diploma da Comenda João-de-Barro, por relevantes serviços prestados ao tradicionalismo, ao lado de Luís dos Santos de Muçum e Marcos Nunes Correa, de Encantado e mais representantes das 30 RTs.

Entre os agraciados com a títulação de Conselheiros Beneméritos os deputados, Afonso Hamm, Pompeo de Mattos e o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo.


Fonte: portal Folha do Mate

Nenhum comentário