Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Cientistas explicam: quais os benefícios da dança?

 Foto: Estampa da Tradição “Tchê, então traz benefícios mesmo? E quais são? É só físico? Então não é só gastos que gera che? Quem escr...

 Foto: Estampa da Tradição


“Tchê, então traz benefícios mesmo? E quais são? É só físico? Então não é só gastos que gera che? Quem escreveu sobre isso?”

Buenas amigos, como estão? A dança, como todos sabem, é universal. Falamos com maior frequência nas Danças Gaúchas por serem essas que vivenciamos mais. Entramos sempre em um maior número de detalhes quanto as danças executadas nos CTGs. E então, será que este tipo de dança pode trazer mesmo benefícios para os dançarinos?

Se tu quer saber no que ela te ajuda, CONTINUA LENDO, que através da obra “DANÇAS FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS” de Maria Amália Côrrea Giffoni, do ano de 1955, nós vamos te explicar!

“Não vai muito tempo em que os governos dirigiam os problemas educacionais quase que exclusivamente para o lado intelectual, o que constituía uma falha. O aprimoramento físico, intelectual e moral, em conjunto, é o ideal.”

“A atividade muscular é ao mesmo tempo atividade nervosa (principalmente na dança) pois trabalho muscular beneficia a função do cérebro do sistema nervoso.”

Bueno, o livro é da década de 50, e nessa introdução já percebemos que a dança era vista como fundamental para o desenvolvimento humano. Não só pelo movimento físicos e sim muito, pelo desenvolvimento intelectual. Para quem ensaia horas e horas sabe do que estou falando. Tem ensaio que se termina mais com a cabeça cansada, do que com o corpo propriamente dito... 

“Queremos realçar o fato de ser a dança, dentre as atividades físicas, uma das que mais acentuadamente concorre para o aperfeiçoamento total do ser humano porque apresenta: VALOR FÍSICO, VALOR MORAL, VALOR MENTAL, VALOR SOCIAL (...)”.

VALOR FÍSICO:

“É inegável que ela contribui pela sua forma de exercício físico completo para o desenvolvimento físico de quem a pratica, melhorando as funções circulatória, respiratória, digestiva, aperfeiçoando o sistema muscular e nervoso. Tem-se constatado que os dançarinos tem vida longa e conservam-se em forma por maior tempo que os ginastas e atletas e são dotados de resistência física considerável.”

Che, que tal essa? Nós sabemos bem o que é sair de um ensaio EXAUSTO. Logo, essa exaustão auxilia na forma física e na saúde mental. É claro que muitas pessoas acabam por se machucar, principalmente pela carga horária pesada, e muito também pelo uso de calçados inadequados (botas e sapatilhas).

Porém, ensaios em carga moderada, trazem diversos benefícios para a saúde!

VALOR MORAL:

“(...) encontramos o domínio de si mesmo, a iniciativa, o entusiasmo, a perseverança, o cavalheirismo, a obediência, a bondade, além de contribuir para a formação do caráter. Por sua vez, o espírito de solidariedade e cooperação é exigido, sobretudo na dança em conjunto, por ser ela um trabalho de equipe.”

Quanta coisa hein? Um grupo só consegue se manter firme e unido através da perseverança e entusiasmo de cada dançarino. Com certeza todos que dançam em um CTG, buscam a melhoria contínua, e isso só é possível através da iniciativa e da cooperação em que o grupo tem entre si, trazendo assim um ganho para todo o conjunto.

VALOR MENTAL:

“(...) há a atenção, a imaginação, a memória e o raciocínio. (...) Quando a atenção não é normal, a dança pode colaborar na correção da imperfeição. A sua forma agradável prende a atenção, obrigando-a a se enquadrar dentro do exigido e encaminhando-a à normalidade. (...) A dança incentiva a imaginação, dando vazão à imaginação viva da criança e exuberante do adolescente.”

Então, quem sofreu aprendendo algum movimento novo sabe o quanto é necessário estar atento e concentrado para memorizar e o tornar natural para o seu corpo... Mas não só isso, viver um personagem exige muita imaginação também, para poder assim sentir, e dar vida ao mesmo! Logo, mais um ponto positivo para a dança!

VALOR SOCIAL:

“Na dança, a disciplina está constantemente presente e fundamenta-se na obediência à técnica, às convenções, ao dirigente, à música e às próprias tradições. Este hábito de obediência a determinadas normas será útil em outras atividades.

Menciona ainda MIRA y LOPES, a necessidade de favorecer a vida social da criança para que o desenvolvimento da sociabilidade se realize. A dança em grupo oferece oportunidade ideal para que ela se desenvolva.”

É através da disciplina exigida por instrutores e coordenadores dentro do CTG, que quando crianças, aprendemos além da socialização, regras básicas para uma boa convivência. Logo, tem-se um grande benefício para o desenvolvimento de quem participa, estimulando a interação e desinibição para além do CTG, levando a ganhos pessoais para a sua vida.

Então che para finalizar essa prosa sobre os benefícios da danças, arrematamos com o autor GROSSE:

“Enquanto dançam, estão num estado de unificação social completa e o grupo dançando sente e atua como um organismo só”.


Fonte: portal Estância Virtual

Nenhum comentário