Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

CTG Tiarayú é o grande vencedor do Desafio Farroupilha

A invernada do CTG Tiarayú, de Porto Alegre, é a grande vencedora do Desafio Farroupilha, reality de danças tradicionais gaúchas exi...




A invernada do CTG Tiarayú, de Porto Alegre, é a grande vencedora do Desafio Farroupilha, reality de danças tradicionais gaúchas exibido pela RBS TV. A disputa com o CTG Ronda Charrua foi apresentada neste sábado, durante o Bah - Desafio Farroupilha, transmitido ao vivo do Acampamento Farroupilha da capital (veja acima o vídeo na íntegra). Apresentadora do reality, a dupla César Oliveira & Rogério Melo se dividiu durante o programa: César ajudou a compror a música tema e  foi o vocalista do grupo vocal do Tiarayu e Rogério, cumpriu a mesma tarefa na equipe do Ronda.

Aos dois finalistas foi proposto um desafio: transformar em dança uma carreira de cancha reta, competição de cavalos típica do interior do Rio Grande do Sul. Os dançarinos do Tiarayú arrancaram aplausos da plateia com uma coreografia sobre um cavalo que tem fama de azarão, por ficar em segundo lugar na corrida. É uma paródia que se confunde com a própria história dos dançarinos, conhecidos por chegar às finais do Enart, sem vencer.
Com cenas que reproduzem o ambiente das carreiras, repletas de comidas típicas, jogo de truco, o grupo utilizou integrantes das invernadas xirú, micuim e juvenil como figurantes ao redor da "pista" que houve a disputa. Os cavalos utilizados na coreografia eram de fibra, com dançarinos montados representando os jóqueis. No final, contrariando a sina da invernada do CTG, venceu o cavalo "Tiarayu". 

A escolha foi unânime entre os jurados. Coube ao folclorista Paixão Côrtes entregar o troféu de campeão.

"A gente se preparou muito com coreografia, pesquisa sobre as carreiras de cancha reta. É a recompensa pelo nosso trabalho", festeja o coreógrafo do Tiarayú, Duda Freitas.

Já o CTG Ronda Charrua apresentou na dança cenas que parecem ter saído de um filme: fumaça, explosões e até sangue para encenar uma batalha entre índios Charruas e tropas do império uruguaio, após uma disputa entre cavalos rivais (foto abaixo). Os animais foram representados por estruturas de metal montadas pelos próprios dançarinos, que durante a semana exibiam imagens na internet em que aparecem manuseado aparelhos de solda em uma oficina.



"O que era para ser uma rivalidade, se tornou amizade. O saldo mais  positivo foi reforçar uma relação de respeito e amizade que uma entidade tem pela outra", afirma a patroa do CTG Ronda Charrua, Liane Tronco.

Apresentado pela jornalista Carla Fachim, o programa Bah também destacou outro vencedor do Desafio Farroupilha, o Grupo de Artes Nativas Ivi Maraé, de São Leopoldo, que conquistou a preferência do público com 37% dos quase 190 mil votos computados pelo G1 RS.

Durante 4 meses, o Desafio Farroupilha mobilizou os mais de 1,2 mil grupos de danças tradicionais existentes no estado e que reúnem mais de 30 mil dançarinos. A partir de indicações feitas pelas redes sociais, a dupla César Oliveira & Rogério Melo, junto com a produção do programa, escolhei oito semifinalistas, dos quais dois se classificaram para a final. Fotos: Deivis Bueno/ Estampa da Tradição.




Veja o último episódio do Desafio Farroupilha e mais fotos, clicando aqui.


Por Giovani Grizotti
Fonte: Repórter Farroupilha junto ao portal G1