Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

#Posteira: Os Circuitos Paralelos

Shana Müller escreve a #Posteira Foto: Maicon Hinrichsen/RBS TV Em época de crise, econômica e política, em nosso país e nosso estado, ...

Shana Müller escreve a #Posteira
Foto: Maicon Hinrichsen/RBS TV


Em época de crise, econômica e política, em nosso país e nosso estado, parece que nossas "timelines" (leia-se, linha da vida diária) parecem só trazer notícias preocupantes, fica cada vez mais difícil enxergar um circuito paralelo, uma opção de assunto, de programação, de ideias e ideais, de esperança. Toda crise um dia passa, então é ainda mais importante alguém seguir fazendo as coisas acontecerem, independente dessa "vida real virtual" que anda bem chata!

Nessa ideia de destacar algumas atividades que, principalmente na área da cultura e da música, têm mantido o mercado, ainda que adequado aos tempos de crise, andando. Os grandes shows, grandes eventos e promoções parecem estar adormecidos. Poucos contratantes estão dispostos a pagar os cachês dos artistas daqui (que estão longe de ser absurdos e mal pagam a mínima estrutura de banda e técnicos com os quais contamos). Sabe-se lá se a culpa é da crise ou se, em algum momento, uma desculpa para se economizar onde pode. Historicamente sabemos que em momentos como esse, quando mais precisamos reforçar culturalmente um povo, é esse o setor que sofre mais.

Mas quem vive da e para a arte não se entrega. Faz do limão uma limonada e segue trabalhando. Muita gente segue criando esses espaços alternativos e, ao contrário de sentir-se "regredindo", deixando o palco grande para tocar novamente nos menores, de bares e casas noturnas, por exemplo, enxergam nessa opção uma oportunidade de fazer novas parcerias, retomar antigas, criar novos espaço, mostrar novos projetos e fazer integração.

Nesse intuito, Antonio Villeroy, por exemplo, tem trazido uma vez ao mês a Porto Alegre grandes nomes da música brasileira, oportunizando a participação do público e dividindo com ele as amizades que construiu principalmente nos tempos em que viveu no Rio de Janeiro e que o fizeram um dos grandes compositores da música do nosso país. Contam-se de saraus inesquecíveis e bem frequentados em sua casa na cidade maravilhosa.

Agora ele está compartilhando disso com a gente, com as visitas de artistas com Toninho Horta, João Bosco (que vem agora em maio). Guinga, Monica Salmaso, Joyce, Ivan Lins, Angela Ro Ro e assim vai (até porque ele não para de pedir sugestões e compartilhar as ideias na rede com o público, uma adequação do artista aos novos tempos...). E o mais legal é que a abertura da noite será sempre feita por um artista daqui. Estão na lista Nelson Coelho de Castro, Ana Kruger, Bebeto Alves, Nani Medeiros, Bibiana Petek e vários outros.

Nas integrações da música regional e na permanente parceria com os hermanos, não poderia deixar de citar o "véio Borges" e seu projeto "Decolagem", que também tem promovido encontros musicais de muita troca: entre estilos e países. Já andou partilhando o palco com o samba do Caio Martinez, explorando seu próprio repertório sem preconceito, comemorando seu aniversário ao lado de João de Almeida Neto e agora traz a Porto Alegre seu antigo parceiro Antonio Tarrago Rós. São muitos anos partilhando canções, festivais e até discos juntos. Para a nossa alegria, eles estarão juntos no Galpão Crioulo e, assim como no projeto do Totonho, a vinda dos artistas a Porto Alegre é também partilhada com a comunidade musical em workshops e aulas abertas.

Nesta semana, o talentoso Marcelo Delacroix recebe a visita do Dani Lópes, com o qual divide suas "Canciones Cruzadas". Uruguai e Brasil juntos também por aqui, em um evento que une gastronomia e arte na capital. Que sigam surgindo espaços, ideias e iniciativas para que a luz siga - ainda que bem no fim do túnel - mostrando um caminho a seguir trilhando.

Ainda acredito que a a arte salva! Se trabalha mais, é verdade, mas o retorno artístico enche de energia para seguir cantando!


Fonte: Galpão Crioulo junto ao portal GShow