Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Deputado Gabriel Ribeiro propõe o Dia Estadual do Laçador

A arte de laçar passou de pai para filho, até chegar aos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e aos Clubes de Laço, que deram inícios aos...

A arte de laçar passou de pai para filho, até chegar aos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e aos Clubes de Laço, que deram inícios aos torneios.

Regional, Marciano Corrêa


O tiro de laço se tornou um dos esportes mais praticados na Serra Catarinense. Para preservar a tradição, o deputado Gabriel Ribeiro (PSD) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa instituindo o Dia Estadual do Laçador, a ser celebrado em 18 de maio.

A atividade do laçador tem ligação histórica com a formação cultural não apenas na região serrana, mas em pontos onde campeiros foram se tornando exímios laçadores ao capturar bois e cavalos selvagens desde a construção das primeiras comunidades. A arte de laçar passou de pai para filho, até chegar aos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e aos Clubes de Laço, que deram inícios aos torneios.

A data escolhida pelo deputado Gabriel Ribeiro não é aleatória. Representa o dia de fundação do Movimento Tradicionalista Catarinense, em Lages, em 1973, que deu origem ao Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina (MTG-SC). São essas as entidades responsáveis pela disseminação da história e de valorização dos costumes, como o tiro de laço.


Fonte: portal O Momento - AdjoriSC

Nenhum comentário