Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Músicos nativistas aproveitam mês farroupilha e dobram shows no RS

Grupo Os Serranos passa o mês de setembro na estrada para dar conta da agenda Foto: Divulgação Se para as bandas e cantoras de axé a ép...

Grupo Os Serranos passa o mês de setembro na estrada para dar conta da agenda
Foto: Divulgação


Se para as bandas e cantoras de axé a época de agenda lotada é o Carnaval, para os representantes da cultura gaúcha é o mês de setembro. Grupos, duplas e cantores da música nativista duplicam a quantidade de shows e passam 30 dias na estrada.

Ao extremo, o cantor Luiz Marenco chegou a fazer 31 shows em setembro de 2013, e a dupla Cesar Oliveira & Rogério Melo bateu o recorde pessoal de quatro apresentações no mesmo dia.

Depois que experimentaram uma agenda tão intensa, pediram aos produtores para tentar evitar tantos shows em um curto período de tempo. Mas, neste ano, o produtor de Marenco já projeta 26 shows para cantor _ a média dos outros meses do ano é de 10 apresentações.

“É o carnaval do pessoal, melhora muito a nossa agenda. O Marenco não tem mais Semana Farroupilha, mas sim mês farroupilha. O que tentamos fazer é regionalizar os shows pelo Estado, ficando por dois ou três dias na mesma região”, conta César Cattani ao G1.

 Mariana Pires, produtora da dupla Cesar Oliveira & Rogério Melo, explica que a média de 12 shows por mês se transforma em 26 apresentações em setembro. Propostas para os outros Estados do Sul precisam ser recusadas para priorizar a demanda no Rio Grande do Sul.

“Para quem trabalha e vive de música (nativista) não existe outro momento tão importante”, afirma Mariana.

O cantor João Luiz Corrêa, que no dia 20 de setembro (feriado farroupilha) fará shows em Bom Princípio, Sapiranga e Barra do Ribeiro, comenta sobre o sentimento especial das apresentações nesta época do ano.

“Revivemos toda nossa cultura, dá uma energia boa para o restante do ano. Tem bailes que são muito bonitos, com todos casais pilchados (vestidos a caráter) e jovens participando, frequentando os CTGs (Centros de Tradições Gaúchas)”, diz Corrêa.

 A lotação da agenda só é comparada à época em que existiam os shows em comícios políticos – proibidos a partir das eleições de 2006. Tiago Dutra, produtor do grupo Os Serranos, comenta que a média de 15 shows por mês sobe para 25.

Entre os dias 10 e 20 de setembro, a rotina de bailes é frenética. Para se deslocar, o grupo conta com um ônibus equipado com camas, TV, DVD, internet e até mesa de jogos. Assim, garante o produtor, a banda se sente em casa mesmo em um mês em que se vai da Fronteira Oeste a Porto Alegre animando os gaúchos.


Fonte: Portal G1 - Jogos Farroupilha/Rio Grande do Sul

Nenhum comentário