Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Lançado oficialmente memorial ao cantor Cenair Maicá em São Miguel das Missões

Escultor Vinícius Ribeiro O Centro de Tradições Nativistas Sinos de São Miguel foi o palco escolhido pelos coordenadores José Roberto, ...

Escultor Vinícius Ribeiro

O Centro de Tradições Nativistas Sinos de São Miguel foi o palco escolhido pelos coordenadores José Roberto, e José Dirceu Dutra, juntamente com lideranças, e comunidade ao projeto do Monumento ao cantor missioneiro Cenair Maicá, para oficialização da obra.

Na oportunidade a presença do prefeito do município Hilário Casarin, que se fazia acompanhar por secretários municipais, vereadores, patrão do CTN Sinos de São Miguel, e comunidade local.

Ainda presenças da Presidente da Academia Santo-angelense de Letras jornalista Edna Lautert, o trovador, escritor, e historiador Valter Portalette, confrades das confrarias Recanto do Sabiá Benoni Botega, e João Antunes da Confraria do Icamaquã, o advogado Nelmo Souza, e artistas da região.

No local os familiares Valdomiro Maicá Vilmar Antônio Maicá, Vitão (irmãos de Cenair), os filhos Patrício e Miguel, bem como sobrinhos.

O projeto tem como idealizadores o vereador José Roberto, e o agropecuarista e poeta José Dirceu Dutra, sendo que a obra é de autoria do escultor Vinícius Ribeiro, sendo este responsável pelas obras de Jayme Caetano Braum (São Luiz Gonzaga), e de Noel Guarani (Bossoroca).

Segundo informações dos idealizadores ao Portal Rádio Cidade Santo Ângelo, essa obra terá um custo entre R$ 35 a R$ 40 mil reais até a sua conclusão, sendo que os recurso será através de contribuições por adesão da própria comunidade.

O vereador e advogado José Roberto, destaco ainda que a partir de agora se inicia um trabalho junto ao IPHAN no sentido de se buscar a autorização do local onde será erguido o monumento.

No lançamento na noite de terça-feira (07), vários oradores se revezaram em pronunciamentos durante o evento. José Dirceu Dutra, ao se manifestar destacou que este projeto é um resgate da história ao cantor das águas, referindo-se a obra deixada pelo homenageado.

Por sua vez o prefeito Hilário Casarin, afirmou que a obra fortalecerá a cultura regional, e que em futuro próximo a própria comunidade colherá os frutos desse projeto.

O principal artífice do projeto vereador José Roberto, enfatizou em sua manifestação que a partir desse lançamento o monumento já não mais pertence aos idealizadores, mas sim a toda a comunidade de São Miguel das Missões, e a própria comunidade regional.

Em nome da família ocorreram ainda os pronunciamentos do vereador Vilmar Antônio Maicá, e do músico Valdomiro Maicá, quando aproveitaram a oportunidade para externar seus sinceros agradecimentos aos mais diferentes segmentos da comunidade em prestar esta homenagem a Cenair Maicá.

Nos pronunciamentos ainda manifestações do historiador Valter Portalette, do músico Claudino de Lucca, do patrão do CTN Sinos de São Miguel, e da jornalista e presidente da ASLE Edna Lautert.

A cerimônia de lançamento do monumento a Cenair Maicá foi concluída pelos familiares presentes que no palco da entidade, e em meio à emoção apresentaram uma de suas canções.


Fonte: RADIOCIDADESA e blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário