Jovem mantém forte tradição através da música nativista (Foto: Géssica Valentini/G1) Géssica Valentini - G1 SC Lucas Soares tem 16 an...
Jovem mantém forte tradição através da música nativista (Foto: Géssica Valentini/G1)
Géssica Valentini - G1 SC
Lucas Soares tem 16 anos, dos quais quase metade passou se dedicando a duas paixões: cantar e levar às pessoas mensagens da música nativista. Na Festa do Pinhão 2015, ele se apresentou no Recanto do Pinhão, ao lado de David Toledo, e acompanha as atividades em espaços como o Recanto da Tradição, que ajudam a manter viva a cultura tradicionalista.
O jovem nasceu em Caxias do Sul e foi lá que conheceu a cultura gaúcha. Motivado pelo irmão, que também é músico, aos 9 anos ele subiu ao palco de um rodeio pela primeira vez, em 2007. Depois disso, passou a estudar e se tornou um entusiasta da música e das tradições culturais. Seja no Rio Grande do Sul ou Santa Catarina, para Lucas, ser ‘gaúcho’ significa sobretudo manter os valores que a tradição traz consigo.
Neste ano, ele criou um projeto chamado ‘Querência’, que prevê apresentações com um repertório de músicas que refletem sobre o significado do termo. “A querência é o lugar onde se vive e essa palavra traduz muita coisa. As lembranças, as coisas que se ama, as raízes, as lidas campeiras, as coisas importantes e que não podem ser perdidas”, disse ele.
Lucas conta que trabalha com publicidade e propaganda, mas que a música está presente em sua vida e não pretende deixá-la. “Com a música, já conheci lugares e pessoas que nunca iria imaginar conhecer. Ela aproxima as pessoas. E a cultura tradicionalista ajuda a manter valores, que especialmente para os jovens são importante para não ceder aos apelos do mundo”, complementou ele.
Fonte: Portal G1 - Santa Catarina - Festa do Pinhão 2015
Nenhum comentário