Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Em Balsas, ‘maraúchos’ celebram a Semana Farroupilha

Mesmo separados por mais de 2500 quilômetros, os gaúchos e seus descendentes que residem em Balsas não deixam de celebrar as tradições do R...

Mesmo separados por mais de 2500 quilômetros, os gaúchos e seus descendentes que residem em Balsas não deixam de celebrar as tradições do Rio Grande do Sul, e também comemoram a Semana Farroupilha, em Balsas, na região sul do Maranhão (assista ao vídeo ao lado).

No período é celebrada a tradição de luta pela emancipação da ‘República Riograndense’, no final do século XIX. As comemorações foram iniciadas com uma cavalgada, onde carros ornamentados tomaram conta das principais ruas e avenidas da cidade maranhense.

As ‘prendas’, com seus vestidos longos e peões de bombachas e botas desfilaram nos carros enfeitados com símbolos da cultura gaúcha, como a cuia e o chimarrão. “A gente fica até com lágrimas nos olhos, porque vê músicos tocando pra gente a nossa tradição do Sul. Nós estamos fazendo um Rio Grande aqui no Maranhão”, disse Libiano Caraça, que há 40 anos saiu do Rio Grande do Sul para morar no Maranhão.

A Semana Farroupilha é a data maior da cultura sulista, mas aqui no maranhão se destaca pela integração dos gaúchos com pessoas de outros Estados. Da união de balsenses e gaúchos nasceu um nova geração que ficou conhecida como os ‘maraúchos’. A maranhense Rosane Bender Zitkoski casou com o gaúcho Giovanne, e formou uma nova família. “A gente tem maior orgulho de hoje poder se vestir e homenagear aqueles gaúchos que lutaram por um ideal que foi alcançado. O que não falta aqui é tradição passada para as gerações”, afirmou a dona de casa.

Na abertura das festividades, outro evento marcante foi a ‘missa crioula’, realizada no Centro de Tradições Gaúchas. A poesia campeira e as músicas em ritmos gaúchos marcaram toda a celebração.



Fonte: Espaço Maranhão junto ao Portal G1

Nenhum comentário