Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Restauro da Casa de Garibaldi, em Piratini, ultrapassará orçamento de R$ 1 milhão

Uma rápida solenidade no Museu Histórico Farroupilha no dia 12 de março deu continuidade ao projeto que integra o plano estratégico para ...

Uma rápida solenidade no Museu Histórico Farroupilha no dia 12 de março deu continuidade ao projeto que integra o plano estratégico para a revitalização do Centro Histórico de Piratini. Otávio Alves, presidente da Associação dos Amigos do Museu Histórico Farroupilha e a produtora cultural, Beatriz Araújo, que esteve à frente da captação de verbas para o restauro do museu, entregaram ao até então secretário estadual de Agricultura, Fernando Mainardi, o projeto para a restauração da Casa de Garibaldi, moradia ocupada por Giuseppe Garibaldi durante a Guerra dos Farrapos, enquanto Piratini foi Capital Farroupilha.

Quem conhece o envolvimento e admiração de Mainardi com o patrimônio cultural e arquitetônico do Rio Grande do Sul e, em especial o de Piratini, não estranhou que ele e não o titular da pasta de Cultura estivesse presente à cerimônia. O secretário é visto como um grande reforço para ir à busca dos R$ 1.319.863,81, custo da restauração, não mais como secretário, mas como deputado estadual, função para qual retorna ao deixar sua pasta e visando a reeleição este ano. “Tenho um grande apreço por Piratini, e desde a reinauguração do museu fiquei com a reforma da Casa de Garibaldi na cabeça. Vou pôr este projeto debaixo do braço e irei sim tentar os recursos”, garantiu Mainardi.

Beatriz disse que essa nova restauração é importante para o Brasil, porque vai representar mais uma etapa vencida na preservação de Piratini, que abriga importantes capítulos na história do país. “Isso manterá a cidade como polo turístico e arquitetônico, e também em termos de costumes e formas de fazer, para que o Brasil encontre aqui as raízes do Rio Grande do Sul e da república farrapa. Quanto à Garibaldi, um homem herói de dois mundos, Itália e países da América Latina, ele merece que celebremos a casa onde morou e as ruas por onde ele e outros heróis farroupilhas caminharam”, finalizou a produtora cultural.

Redator: Tradição Regional (Permitimos a reprodução total ou parcial da matéria desde que citada fonte)

Foto: Nael Rosa
Fonte Matéria: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/cultura_e_turismo/index.php?noticia=10178


Colaboração: Alan Otto Redü

Nenhum comentário