Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Sexto polo produtivo de erva mate do RS é implantado oficialmente em Canguçu

Dezenas de agricultores, como Adolfo Griep (D), mantém plantas de erva mate em suas propriedades Evento contou com as presenças do Secre...

Dezenas de agricultores, como Adolfo Griep (D), mantém plantas de erva mate em suas propriedades


Evento contou com as presenças do Secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, e do coordenador do polo, Sérgio Pasa

Foi em uma cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (12), no Cine Teatro, que o sexto polo produtivo de erva mate do Rio Grande do Sul foi implantado em Canguçu. Além do município, outras 13 cidades da região também farão parte do polo.

O solo, o clima e o grande número de pequenas propriedades que Canguçu possui foram fatores importantes para a instalação do polo no local. A cidade, até a década de 1930 era o principal polo ervateiro do Estado.

De acordo com o coordenador, Sérgio Pasa, o objetivo da implantação é resgatar esta história, que foi realidade no passado:

– Com certeza o polo ervateiro será reconhecido no município, no Estado e no mundo, porque a erva mate é uma árvore símbolo do RS e está tendo sua história resgatada, através de plantas matrizes, com mais de 150 anos, encontradas em Canguçu e nos municípios vizinhos – disse.

Além dele, também esteve presente na cerimônia o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pedro Adão Schiavon, que afirmou que a data é histórica para o município, e ressaltou a importância que o polo ervateiro terá para criar mais uma expectativa de renda para os agricultores rurais:

– Quem sabe daqui a 20 ou 30 anos teremos uma grande produtividade de erva mate.

O secretário executivo do Fundamate, representando também o Indramate, Valdir Pedro Gomes, ressaltou o aspecto econômico da produção:

– Custando R$ 15 arroba, é perfeitamente possível para o agricultor conseguir produzir 1000 arrobas por hectare. São 15 mil reais por hectare – falou.

Ele lembrou, no entanto, que as plantas precisarão passar por um processo de seleção, onde serão destacadas as melhores, para que as sementes sejam retiradas e incentivados os viveiros.

Para o prefeito Gerson Nunes, a erva mate é um dos símbolos mais significativos do mundo:
– Só existe chimarrão aqui no RS.

Outra autoridade presente no evento foi o secretário de agricultura, pecuária e agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, que disse estar convencido sobre o futuro promissor do produto. Ele destacou que o município possui, por natureza, uma atividade agrícola diversificada e afirmou que, atualmente, o setor da erva mate está completamente organizado no RS:

– Nós criamos uma relação de comprometimento com o produtor e a indústria. Temos absoluta certeza de que um depende do outro.

Mainardi finalizou dizendo que a instalação do polo não é uma política do governo, mas uma política de estado.


Foto: Xiru Gonçalves/Canguçu On Line
Fonte: Portal Canguçu On Line

Nenhum comentário