Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Polêmica na Califórnia (DE NOVO)

 Não sei se em virtude de seu pioneirismo, ou mesmo por sua grandiosidade, o festival da Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana, em tud...

 Não sei se em virtude de seu pioneirismo, ou mesmo por sua grandiosidade, o festival da Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana, em tudo (defeitos e virtudes), alcança proporções diferenciadas dos outros eventos do gênero.  

A 37ª edição, ocorrida neste fim de semana, não foi diferente.

Primeiro a queixa, vinda desde a triagem (em 2010), de que houve uma grande benevolência com os artistas locais, ou seja, um número muito grande de compositores, cantores, músicos, de Uruguaiana.

Agora, durante o evento, mais questionamentos dos próprios concorrentes. É o seguinte:

Na apresentação de uma das músicas (que não vamos nem citar o nome) ocorreram duas interrupções. A primeira foi pelo Diretor de Palco pois, segundo ele, um violão estaria desplugado, isto é, sem som. Sanado o problema, a concorrente recomeça.... Aí, o intérprete esqueceu da letra. Para, e começa tudo de novo.

Na terceira tentativa foram até o final, só que, de acordo com muitos jornalistas que acompanhavam o evento, com graves erros de interpretação. Não houve fidelidade a letra.

Agora a polêmica. A música citada foi classificada em detrimento de outras apresentadas com brilhantismo no palco do antigo Cine Pampa, hoje o Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa.

O inconformismo foi geral, basta acessar nas redes sociais.

Eu tenho um pensamento como jurado: Se a concorrente foi mal apresentada, por mais bonita que seja a canção, não é merecedora de prêmios. Já passei por isto num festival. Um jurado queria premiar uma canção em que o intérprete (borracho) esqueceu a letra. Fui contra. Ele veio com o argumento de que no CD a música estava perfeita. Então, contra-argumentei: - Se eu fosse julgar pelo CD, faria isto de casa, nem viria aqui, perder meu sono, passar frio, me incomodar... 

Tem que se valorizar a apresentação de palco.

Conheço a maioria dos jurados desta edição da Califórnia e sei de suas lisuras e seriedades e justamente por isso penso que seria de bom grado que viessem a público expor o que realmente aconteceu e qual sua visão do sucedido.

Aliás, penso que TODAS as comissões julgadoras deveriam fazer uma ata, uma rezenha, justificando seus votos, pois o grande público tem o direito de saber quais os critérios utilizados.

Se até o congresso nacional decidiu abrir suas votações porque nossos festivais não podem fazer o mesmo?


Fonte: blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário