Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Encontro de dança e cultura gaúcha espera receber 70 mil pessoas no RS

Enart reúne melhores grupos de dança de CTGs do estado (Foto: Reprodução/RBS TV) A cidade de descendência alemã, Santa Cruz do Sul, n...


Enart reúne melhores grupos de dança de CTGs do estado (Foto: Reprodução/RBS TV)

A cidade de descendência alemã, Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo no Rio Grande do Sul, espera 70 mil pessoas para a final do Encontro de Arte e Tradição que inicia nesta sexta-feira (15). As disputas de 23 modalidades serão realizadas no Parque da Oktoberfest. Além de invernadas, categorias individuais também serão disputadas, como as de chula e declamação, conforme mostra matéria do RBS Notícia (veja o lado).

São quase 300 metros quadrados de tablado montado em um ginásio, que será o palco da elite da dança gaúcha. Durante 27 horas, 40 invernadas artísticas irão se apresentar em busca do título de melhor grupo de danças do festival de arte amadora da América Latina. Os grupos são todos ligados a Centros de Tradições Gaúchas.

O coordenador do evento, Jorge Rohr, explica as atividades. “Os selecionados vão se apresentar no ginásio. Eles já passaram por duas etapas e quem chegou aqui dá para dizer que é profissional”, explica Rohr.

Muito além de Santa Cruz do Sul, os últimos detalhes são acertados também em outras regiões. O CTG Carreteiros do Sul vem de Pelotas, na Região Sul, para se apresentar. “Quando a gente vai para o Enart, levamos uma proposta nova e diferente. Além do entusiasmo, o grupo faz com que as pessoas se tornem mais apaixonadas pelo movimento e pelo CTG que a gente representa”, opina o dançarino Thiago Avila.

Da Região das Missões, o CTG 20 de Setembro, de Santo Ângelo, vai homenagear a trajetória dos trovadores e pajadores Noel Guarany, Cenair Maicá, Jayme Caetano Braun e Pedro Ortaça. “Nas nossas coreografias de entrada contamos um pouco de onde eles vieram, quem são eles, qual é o fundamento do trabalho deles. As Missões são reconhecidas em todo o estado, no Brasil e no mundo, afinal Pedro Ortaça é o mestre da cultura popular brasileira”, elogia a dançarina Ana Marlei Lunardi.

O cantor e compositor Pedro Ortaça se diz honrado de ser escolhido para tema da coreografia. “Sou missioneiro com muito carinho, orgulho e satisfação. Cantamos a nossa terra deste jeito que a gurizada vai defender em Santa Cruz”, completa o artista.

Fonte: Portal G1 - Rio Grande do Sul

Nenhum comentário