Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Um livro de valor incalculável

O meu fraterno amigo e grande escritor Sãoborjense, Dr. Israel Lopes, nos brinda, novamente, com um trabalho magnífico. É o livro PEDRO RAY...

O meu fraterno amigo e grande escritor Sãoborjense, Dr. Israel Lopes, nos brinda, novamente, com um trabalho magnífico. É o livro PEDRO RAYMUNDO E O CANTO MONARCA - Uma História da Música Regionalista, Nativista e Missioneira.  É um resgate histórico elaborado por quem conhece, e conhece porque pesquisa.
Já li todas as páginas que o Israel mandou-me em anexo e posso testemunhar que vai ser um "livro e tanto".
Eis o chasque do Dr. Israel Lopes:
Prezado Irmão, Compositor LÉO RIBEIRO


Em primeiro lugar,  desejo que esteja bem, juntamente com a família. Aqui, graças a Deus, todos bem. Venho dizer ao Caro amigo, que, depois de longas pesquisas,  estarei lançando no mês que vem na Feira do Livro de POA, o meu livro sobre PEDRO RAYMUNDO E O CANTO MONARCA - Uma História da MúsicA Regionalista, Nativista e Missioneira, que está no prelo. Pois, na parte referente às CONSIDERAÇÕES FINAIS na pág. 211 eu cito aquele teu hino, em parceria com Angelo e Ricardo Marques, que é o "Brasil de Bombacha", sucesso com Os Tiranos e Os Monarcas, que muito bem retrata os gaúchos desgarrados do Pago, por este Brasil grande. Menciono, essa música ao lado de Adeus Mariana (de Pedro Raymundo), Coração de Luto (de Teixeirinha) e Pára, Pedro! (de José Mendes e Portela Delavy), que, também fizeram sucesso nacional.  (Seguem as páginas 205,206, 207,208,209, 210,211,212, 213 e 214 dessa sequência.)

Segue a página 32, onde nos rodapés, menciono o livro MINIDICIONÁRIO GUASCA, de autoria dos grandes ZENO CARDOSO NUNES E RUI CARDOSO NUNES, que foram teus amigos. Grandes Mestres!

Segue a página 103 que é do Capítulo A EXPANSAO DA MÚSICA REGIONAL GAÚCHA, onde no tópico Grande Rodeio e outros Programas do Rádio Gaúcho, eu falo nas colunas sobre REGIONALISMO que eram assinadas nos jornais por Sady Scalante, Antonio Augusto Fagundes, Natálio Herlein e outros. Veja que, no rodapé eu digo que  hoje os continuadores são os escritores e jornalistas que mantém sites e blogs, onde cito o amigo Léo Ribeiro, o Jairo Reis e outros.

Seguem as págs. 107 e 108 onde menciono os ritmos Bugio e Samba-Campeiro, gravado inicialmente por Irmãos Bertussi, e depois com muitos seguidores, inclusive, aqui da nossa região, como Irmãos Teixeira, Primos Peixoto, Gauchinhas Missioneiras...

Seguem as páginas 192, 193 e 194 onde inclui o amigo, na página 192 entre os compositores do Movimento Nativista. Nas páginas 193 a 194 está a opinião abalisada do grande  radialista Jairo Reis sobre Os Festivais.

Amigo Léo, segue então essa amostra de parte do meu livro, que ficou com 239 páginas. Tem uma grande passagem de Pedro RAYMUNDO como Maçon, com opiniões de Honeyde Bertussi e Ramão Aguilar, que são conhecedores dessa Ordem Maior, que o amigo também tem divulgado em seu apreciado Blog do Léo Ribeiro.  

Desejando sucesso ao amigo em todas as empreitadas, receba o meu cordial abraço

Israel Lopes


Fonte: blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário