Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Canguçu pode se tornar polo estadual na produção de erva mate orgânica

Município possui condições favoráveis para o plantio da erva, que seria feito de maneira orgânica O grande número de pequenas propriedade...

Município possui condições favoráveis para o plantio da erva, que seria feito de maneira orgânica

O grande número de pequenas propriedades, o solo e o clima podem transformar o município de Canguçu no sexto polo produtivo de erva mate do Rio Grande do Sul. A possibilidade foi levantada e vem sendo estudada por Sérgio Pasa, assistente da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agro-Negócio, que participou, no dia 11, do 2º Seminário Estadual da Câmara Setorial da Erva Mate, em Palmeira das Missões.

Na quarta-feira (16) ele participou, também, do Seminário Estadual de Produção de Mudas de Erva Mate, junto de um viveirista de Canguçu, visando a produção de mudas aclimatadas no município.

De acordo com Paza, que se interessou pelo assunto após ingressar na Câmara Setorial da Erva Mate, Canguçu já foi um produtor de erva mate no passado, e possui condições favoráveis para um novo plantio:

- Pode-se fazer um plantio consorciado com a mata nativa, e a qualidade da erva é muito melhor. Essa é a vantagem, podemos usar as áreas de preservação permanente – explica.

Durante a pesquisa, Pasa encontrou no município plantas de erva mate de até 50 anos. A ideia, é procurar todas essas plantas para colher sementes e matéria prima e ver o que ela irá produzir. O passo seguinte é selecionar as plantas desejadas para colher a semente e o viveiro produzir as mudas destinadas aos produtores. Sérgio destaca que isso fortalecerá a renda das pequenas propriedades:

- Não vejo a erva mate como um concorrente do fumo, e sim mais uma fonte de renda da pequena propriedade. Até porque eu não concordo que o fumo seja o vilão da saúde. Hoje a principal origem da doença da nossa população é o consumo de alimentos contaminados com agrotóxico, e o consumo de alimentos que contém uma grande quantidade de anabolizantes, hormônios de crescimento – argumenta.

O objetivo é que o produto seja industrializado dentro do próprio município Outro diferencial que Sérgio deseja no polo de Canguçu é que a produção da erva seja feita de maneira orgânica, para assim conseguir a melhor fatia do mercado.

- O mundo caminha a passos largos exigindo os produtos orgânicos como fonte de saúde. Não existe médico, prefeito, governo que chegue a tempo de dar saúde para as pessoas através do medicamento químico, e sim, através do alimento orgânico.

Sobre o alto preço do produto nos últimos tempos, ele explica que o fato decisivo para esta subida foi a entrada no mercado de um refrigerante da Coca Cola produzido a base da erva mate. A expectativa é de que, nos próximos 20 anos, não exista matéria prima suficiente para abastecer o mercado:

- O consumo da erva mate no mundo está aumentando assustadoramente. A china é o maior produtor de chá do mundo, só que eles não tem conhecimento das propriedades curativas da erva mate. No momento em que eles tiverem conhecimento, o mercado para exportação vai ser muito grande – finaliza.


Fonte: Portal Canguçu OnLine

Nenhum comentário