Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

5ª Mostra de Teatro de Grupos no Largo de São Frei Pedro Gonçalves

Ao completar seis anos de trajetória, o Grupo pessoense Ser Tão Teatro vivencia uma comemoração dupla. Celebra não apenas a sua fundação, r...

Ao completar seis anos de trajetória, o Grupo pessoense Ser Tão Teatro vivencia uma comemoração dupla. Celebra não apenas a sua fundação, repertório e participações em importantes editais e festivais nacionais, mas também a realização da 5ª Mostra de Teatro de Grupo. O evento chega a sua Edição Comemorativa, por meio do patrocínio da Caixa Cultural e do Governo Federal, e da Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Funjope, contando ainda com os apoios do Bairro Novo, Gráfica JB e HTV Produções.

Essa edição simboliza uma vitória para o Ser Tão Teatro. Por cinco anos, a companhia consegue realizar o evento numa verdadeira militância pelo teatro de grupo no Brasil. Além de significar uma conquista para os seus organizadores, a MTG representa um marco dentre as atividades artísticas promovidas na capital. Através da Mostra, já passaram por João Pessoa vinte e seis espetáculos, treze oficinas e oito rodas de conversa. Com o evento, treze companhias brasileiras trocaram experiências e processos criativos, incentivando a formação de plateia na cidade.

Entre os dias 01 e 06 de outubro, a 5ª Mostra de Teatro de Grupos promove na capital intercâmbios com coletivos teatrais, espaços com oficinas artísticas e oferece à população em geral uma programação inteiramente gratuita. É a prática do teatro de grupo sendo fortalecida com apresentações e reflexões sobre esse fazer cênico. Nessa edição, o evento traz o Grupo Experimental Cena Aberta (GECA), representante paraibano que comemora 10 anos de atuação e fará a abertura do evento. Além deste, também estarão na MTG a Trupe Ensaia Aqui e Acolá, de Pernambuco; e o Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, de Santa Catarina. O convidado deste ano para a roda de conversa será o coordenador geral da Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo realizada em São Paulo, Alexandre Roit, trazendo sua experiência sobre esta importante rede de intercâmbio latino americana. Além desta atividade, o paulista também apresentará um espetáculo ao lado de Rodrigo Mateus, fundador do Grupo Circo Mínimo. Os espetáculos dessa edição trazem características do circo-teatro, do melodrama e da bufonaria.

Ao longo dos anos, o público vem prestigiando a MTG, consolidando-a no calendário cultural paraibano. Essa presença traduz o desejo existente por eventos dessa qualidade em João Pessoa e ainda auxilia no movimento de ocupação do Centro Histórico da capital, uma vez que as apresentações acontecem, em sua maioria, no Largo São Frei Pedro Gonçalves, no Varadouro, em frente à sede do Ser Tão Teatro. Esse ano, além desse espaço, as atividades serão realizadas no Casarão Laranja, localizado também no Largo São Frei Pedro Gonçalves, e no Centro Cultural Piollin, no bairro do Roger.

A atriz e uma das coordenadoras da MTG, Polly Barros, reforça a importância da Mostra como espaço de intercâmbio artístico. “A MTG já trouxe para a cidade importantes grupos brasileiros, a exemplo do Clowns de Shakespeare, Bagaceira e do Magiluth. Esses encontros reverberam em trocas estéticas, além de estimular o engajamento político entre os coletivos.” Isadora Feitosa, atriz que divide a coordenação do evento com Polly, reforça o caráter formativo da MTG: “Sentimos que, paulatinamente, a comunidade do Porto do Capim foi se engajando nas atividades. É muito gratificante ver as pessoas da cidade se envolvendo na MTG e querendo trocar com a gente e com os grupos convidados.”

Programação

A abertura da 5ª Mostra de Teatro de Grupos fica por conta do espetáculo pessoense Evoé, do Grupo Experimental Cena Aberta - GECA, às 20h, no Largo de São Frei Pedro Gonçalves. Já o segundo dia, 02 de outubro, inicia com a oficina de Mímica Corporal Dramática: a precisão e a comunicação do movimento cênico, ministrada pelo diretor da Trupe pernambucana Ensaia Aqui e Acolá, Jorge de Paula. A aula acontece das 9h às 13h, no Casarão Laranja. No período da tarde, é realizada uma demonstração do processo criativo do GECA, às 15h, no Casarão Laranja; e, às 20h, O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas, da Trupe Ensaia Aqui e Acolá, é encenado no Centro Cultural Piollin.

Na quinta feira, Pépe Sedrez, diretor convidado no espetáculo Júlia, do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, de Santa Catarina, ministra a oficina Desconstrução e Construção do Corpo em Cena, das 9h às 12h, no Casarão Laranja. A mesma Companhia apresenta, às 16h, o infantil O sonho de Natanael, no Largo São Frei Pedro Gonçalves, que ainda recebe, às 20h, Alexandre Roit e Rodrigo Matheus, de São Paulo, com Quixote.

O quarto dia da Mostra também começa com uma oficina do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado, das 9h às 12h, na Sede do Ser Tão Teatro, é uma aula de perna de pau para iniciantes, comandada pelos integrantes: Reveraldo Joaquim, Yonara Marques e Luan Marques Joaquim. Alexandre Roit, às 15h, no Casarão Laranja, participa de uma roda de conversa com o intuito de promover e de expor sua experiência como ator e coordenador geral da Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo, fazendo também uma demonstração de seu processo de trabalho. Para fechar, o Cirquinho do Revirado encena Júlia, às 20h, no Largo São Frei Pedro Gonçalves.

No penúltimo dia do evento, às 15h, acontece uma demonstração do processo de trabalho do Cirquinho do Revirado, no Casarão Laranja, e, às 20h, no Largo São Frei Pedro Gonçalves, a Companhia de Santa Catarina apresenta o terceiro espetáculo que trouxe a João Pessoa, Amor por Anexins. Para finalizar a 5ª Mostra de Teatro de Grupo, duas atividades comemorativas: a festa de encerramento que acontece no sábado, e o pré lançamento do material das cinco Mostras organizadas pelo Ser Tão Teatro, com a presença da diretora artística da Companhia, Christina Streva, às 15h na sede do grupo Ser Tão. Neste dia, também haverá uma conversa com os novos coletivos de teatro de João Pessoa. Mais informações, basta acessar o site da Mostra: sertaoteatro.com.br/5mostra.

AScom
Fonte: Portal PbAgora

Nenhum comentário