Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Tema dos Festejos Farroupilhas de 2014

O tema dos festejos farroupilhas do Rio Grande do Sul já existem há muitos anos. Muitas cidades criavam seus temas e levavam para a avenida...

O tema dos festejos farroupilhas do Rio Grande do Sul já existem há muitos anos.

Muitas cidades criavam seus temas e levavam para a avenida nos desfiles. Mas com tantos temas, nunca se tinha um foco. De forma que nunca chamavam a atenção estadual, mas sim, local.
Foi no ano de 2001, com o tema da república que tentou-se dar um ar mais "uno" para a temática.

Em 2002, o tema foi a mulher. A partir do ano de 2003, "Soldado Farrapo: O herói anônimo", que o Rio Grande do Sul passou a adotar um tema para todos seus municípios.
Neste ano, o espírito da temática contagiou as cidades, as escolas, os ctgs, e, em especial, a grande mídia. O desfile de Porto Alegre, com seus efeitos especiais, coreográficos mostrou que a capital já está adaptada ao sistema de mostrar a história através da tematização. Mas como são escolhidos os temas? Quem escolhe a temática do ano? Pois durante alguns anos, enquanto amadurecia a ideia, o tema era escolhido pela comissão estadual dos festejos farroupilhas, em reunião específica onde se escolhia, também, o patrono. Atualmente o tema é escolhido non Congresso Tradicionalista, no mes de janeiro, onde os CTGs de todo o Rio Grande do Sul se reúnem para estabelecer as metas daquele ano.
Pois bem meus amigos, com o final dos festejos farroupilhas de 2013 fica a dica para levarem propostas para o Congresso, que acontecerá este ano em janeiro na capital. Organize sua torcida, fundamente seu tema e lute por seu espaço. Democracia é isso... um dia tu perde, outro dia tu ganhas...


Fonte: blog do Rogério Bastos

Nenhum comentário