Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

'É preciso se dedicar', diz prenda que representa Acampamento Farroupilha

Luiza Carneiro - Do G1 RS Beleza não é o suficiente para ganhar uma competição de prenda no Rio Grande do Sul. O concurso que escolhe a s...

Luiza Carneiro - Do G1 RS


Beleza não é o suficiente para ganhar uma competição de prenda no Rio Grande do Sul. O concurso que escolhe a soberana farroupilha, que será a anfitriã do Acampamento de Porto Alegre deste ano, será nesta semana. Cinco jovens disputam para saber quem representará a cultura do estado. Além de prova artística, as candidatas precisam também aprender a história gaúcha.

A vencedora de 2012, Thais Nascimento, de 20 anos, dá a dica. “É preciso ter calma na hora de responder as perguntas. É preciso se dedicar um pouco a ler e estudar a história do acampamento e do RS”, explicou a prenda ao G1.

Campeã do segundo lugar da prenda juvenil da região, em 2009 e 2010, a estudante concorreu ao lado de mais duas meninas para Prenda Farroupilha no último ano. A experiência falou mais alto. “Eu só tive de relembrar. Estudei muito para as últimas competições”, falou Thais, que é do CTG Tiarayú, de Porto Alegre. Desde o último ano, o concurso recebe inscrições de meninas de piquetes, sem precisar que elas estejam associadas ao movimento tradicionalista.

Thais cresceu dentro de CTGs e tem em casa a cultura de preservar as raízes. “Foi bem mais fácil para mim já que me criei dentro dos piquetes. Eu conhecia as pessoas e foi mais fácil conversar com o público”, reconhece Thais.

Neste ano, serão cinco candidatas na categoria feminina, e quatro meninos que concorrerão ao Peão Farroupilha. Entre as provas, dança, declamação, história, além da campeira para a categoria masculina. Nestas, os jovens precisam mostrar que sabem tosar, encilhar o cavalo e realizar as atividades dos homens do campo.

A competição ocorre nesta terça (3) e quarta-feira (4), e a entrega da faixa na sexta-feira (6) na sede da 1ª Região Tradicionalista (rua Landel de Moura, 430). O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.

(Foto: Arquivo Pessoal)
Fonte: Portal G1 - Semana Farroupilha

Nenhum comentário