Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Paixão Côrtes retoma produção de livros após longa internação

Côrtes está escrevendo um novo livro, que revisa e sistematiza suas pesquisas sobre danças gaúchas Foto: Dani Barcellos / Especial Marc...

Côrtes está escrevendo um novo livro, que revisa e sistematiza suas pesquisas sobre danças gaúchas
Foto: Dani Barcellos / Especial


Marcelo Gonzatto - marcelo.gonzatto@zerohora.com.br

— Sabe a linha que divide a chula? Quase dei uma sapateada do lado de lá.

O folclorista Paixão Côrtes, 86 anos, se ajeita na cadeira coberta por um pelego, em seu escritório, e solta uma gargalhada. O "lado de lá" da chula, uma das tantas danças gauchescas estudadas pelo pesquisador, é uma metáfora para a morte que lhe rondou feito cusco de campanha no começo do ano. Do lado de cá, ele trabalha para lançar novos livros e se apronta para uma outra cirurgia em setembro.

Côrtes não exagera quando diz que foi "puxado de volta" pelos médicos. Complicações de uma diverticulite (inflamação de divertículos, espécies de bolsas no intestino grosso) o mantiveram mais de três meses internado entre o final do ano passado e o começo deste _ e cerca de 70 dias sob cuidados intensivos, segundo o filho Carlos Paixão Côrtes, 49 anos. Em um deles, com uma intensa hemorragia, por pouco não cruzou a temida linha. Em casa há cerca de quatro meses, retoma aos poucos a rotina de leituras e pesquisas para lançar novas publicações.

Aproveitando o Dia do Folclore, celebrado nesta quinta-feira, Côrtes anuncia sua próxima obra, O Chotes Gaúcho e suas Variações. Esse trabalho, fruto de uma pesquisa destinada a criar um curso teórico e prático sobre a dança de origem europeia, deve se transformar em um capítulo de um outro livro maior e mais abrangente. Essa segunda obra, com nome provisório de Dançando à Moda dos Antigamentes, tem como objetivo revisar e sistematizar a pesquisa folclórica realizada por Paixão Côrtes sobre as danças gauchescas.

— Seria um livro de umas 700 páginas com informações, fotos, análise musical e de textos, recuperando todas as pesquisas que fiz desde jovem, ainda na companhia do Barbosa Lessa — revela Côrtes, referindo-se ao escritor e historiador Luiz Carlos Barbosa Lessa (1929 - 2002), com quem escreveu o famoso Manual de Danças Gaúchas.

Com ajuda do filho Carlos, o folclorista revisa anotações em papéis amarelados pelo tempo, entrevistas gravadas em áudio e vídeo e publicações anteriores. A retomada do trabalho recupera uma produção incessante. O pesquisador calcula ter elaborado e distribuído cerca de 350 mil exemplares de livretes sobre diversos aspectos da cultura gaúcha, em pouco mais de uma década, por meio do Projeto Momento Gauchesco Artístico-Cultural Rio-Grandense (Mogar) e com auxílio de patrocínios.

Côrtes levanta da cadeira com alguma dificuldade, mas faz questão de caminhar sozinho pelo apartamento no bairro Independência. Além de trabalhar nos novos livros, se apronta para uma nova cirurgia que deverá remover a bolsa de colostomia em setembro. E mantém o bom humor:

— Graças ao grande arquiteto do universo, não fui para o lado da posteridade.


Fonte: Jornal ZeroHora - ClicRBS

Nenhum comentário