Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Obra conta História de Sant'Ana do Livramento

 Acesse o link e baixe esta Obra Este é um livro que já começa muito bem: com uma dedicatória ao grande historiador santanense Ivo Cag...




Este é um livro que já começa muito bem: com uma dedicatória ao grande historiador santanense Ivo Caggiani. Poucos homens mostraram tanta dedicação à história e ao seu lugar no mundo como Caggiani. Tive o prazer de conversar muitas vezes com ele. Era sempre um aprendizado.

Graças aos seus vastos conhecimentos, pude saber um pouco sobre o jornalista maragato Rodolfo Costa, que dá nome à escola rural de Palomas, onde fui alfabetizado e da qual não me esqueço. Carlos Alberto Potoko retoma muitos temas de Caggiani. Quer falar para estudantes com linguagem simples e direta. Passeia pelos mais diversos aspectos da história do Rio Grande do Sul. Vai dos modos de vida dos nossos índios até as nossas principais revoluções. Dá detalhes. Desce às minúcias.

Aos poucos, entramos no trem da história. Fazemos uma viagem para trás. O Rio Grande do Sul vai aparecendo, despindo-se, revelando-se, descortinando-se. Potoko salta de um assunto a outro. Nada lhe escapa, da origem do poncho aos nossos primeiros municípios e daí ao papel da ferrovia no desenvolvimento do nosso Estado. São muitas as estações, muitas as paisagens, muitos os personagens destacados, muitos os sopros do minuano. Historiador de uma cultura de fronteira, Potoko entra no Uruguai para tratar das nossas relações com a Banda Oriental, com Rivera, o homem e a cidade, com nossa vinculação platina. Contar é isso mesmo, tecer, amarrar, articular, mesclar, trançar, dar pontos e dar muitos nós, atribuir sentido e clarear o que vai se perdendo num passado nebuloso.

Os jovens aprenderão muito com este livro de Potoko. Mas não só eles. Qualquer um que tenha interesse pelo nosso passado, rico e conturbado, encontrará matéria para reflexão e aprendizado nesta obra clara e carregada de informações. Obviamente que não poderia faltar uma parte sobre o gaúcho da fronteira.

O autor tomou cuidado também com a organização do material. As ilustrações são muito boas e ajudam a dar vida e intensidade do texto. Pelo jeito, embora seja tarefa árdua, Caggiani encontrou o seu sucessor. Santana do Livramento já tem um novo porta-voz. A história agradece. Ela precisa de apaixonados, de abnegados, de incansáveis e de contadores de coisas, causos, fatos e versões. Potoko chamou o
jogo para si.

Juremir Machado da Silva
Historiador, escritor e jornalista


Fonte: Rádio Fronteira Gaúcha

Nenhum comentário