Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Grupo gaúcho de tambores se apresenta na Casa da Cultura

Representando a tradição gaúcha, o grupo de tambores Albê Ôni, do Rio Grande do Sul, se apresentou no programa Talentos deste sábado (06). ...

Representando a tradição gaúcha, o grupo de tambores Albê Ôni, do Rio Grande do Sul, se apresentou no programa Talentos deste sábado (06). Os músicos estão no Piauí através do projeto Sonora Brasil, realizado pelo Sesc, e se apresentarão às 19h, na Casa da Cultura em comemoração ao aniversário de 19 anos da antiga residência do Barão de Gurgueia.

Evelin Santos/Cidadeverde.com

O projeto Sonora Brasil é um festival de músicas acústicas e acontece em várias cidades do país. Com o tema "Tambores e Batuques", o projeto está em sua 16ª edição e no Piauí, as apresentações acontecem até o mês de novembro, com shows também em Parnaíba e Floriano. Além do grupo Albê Ôni fazem parte do Sonora Brasil, deste ano, os grupos Raízes do Bolão, Samba de Cacete de Vacaria, Raízes de Samba de Toco.

Sobre os 19 anos da Casa da Cultura, a coordenadora Jôsy Brito ressalta a parceria com o Sesc e sobre a programação de aniversário.

"Temos a parceria com o Sesc desde 2009 e buscamos inspiração dentro daquilo que a gente já tem, consolidando a nossa cultura. Abraçamos este intercâmbio e na programação teremos ainda trabalhos de xilogravura e e desenho", destaca Brito.

Os músicos Richard Serraria, Mimmo Ferreira, Pingo Borel e Kako Xavier se dedicam a recuperação da história do tambor de sopapo, ou grande tambor, único tipo de tambor tipicamente afro-gaúcho. O repertório do Alabê Ôni inclue manifestações da cultura negra gaúcha ligadas a tradição religiosa e profana.
 
 
"O tambor de sopapo dá conta da presença negra na construção do Rio Grande do Sul. Nosso grupo busca resgatar este instrumento que representa a presença negra no nosso Estado, que é conhecido como Europa brasileira", destaca o integrante do Albê Ôni.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
gracianesousa@cidadeverde.com

Fonte: Portal CidadeVerde.com

Nenhum comentário