Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Santana do Livramento tem o 1º Telecentro Binacional da América Latina

O primeiro Telecentro Binacional da América Latina foi inaugurado no município de Santana do Livramento, no dia 18 de junho. A iniciati...



O primeiro Telecentro Binacional da América Latina foi inaugurado no município de Santana do Livramento, no dia 18 de junho. A iniciativa é inédita e marca a integração das redes de telecomunicação de Brasil e Uruguai, assim como o início de um trabalho cooperado na área de Inclusão Digital. Com o objetivo de proporcionar ao Estado uma rede de alta velocidade, serviços de transmissão de voz, dados e imagem com qualidade, o projeto é viabilizado pela InfoVia RS, e faz parte do programa RS Mais Digital.

O telecentro foi inaugurado dia 18 às 11h e funciona no prédio da prefeitura de Santana do Livramento, localizado na Rua Rivadávia Correa, nº. 60. O governador Tarso Genro esteve presente ,o ministro de Comunicações do Brasil, Paulo Bernardo Silva ,o presidente da Telebrás, Caio Cezar Bonilha Rodrigues e a presidenta da empresa de telecom do Uruguai, Carolina Cosse, entre outras autoridades.

Serão disponibilizados 20 computadores com configuração especial, permitindo que sejam utilizados por cidadãos dos dois países. Ao realizar o login, o usuário informará sua nacionalidade, e, assim, poderá acessar os conteúdos e serviços disponíveis para consulta. As máquinas também estarão configuradas com padrões de acessibilidade para os portadores de deficiência visual.

Além da inauguração do Telecentro Binacional, no mesmo foi disponibilizado sinal de Internet Livre (wireless) na Praça Internacional de Santana do Livramento. Na área, os cidadãos poderão acessar livremente os conteúdos da rede, a partir de um pré-cadastro a ser feito tanto no telecentro ou em um quiosque que funcionará na praça.

O Telecentro Binacional faz parte do RS Mais Digital, consolidando-se como um projeto da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e da PROCERGS, em parceria com entidades como a Eletrosul, Telebras, CEF, Banrisul e ANTEL (empresa de telecomunicação do Uruguai). Conta com o apoio também do Ministério das Comunicações e sua secretaria executiva, da Prefeitura de Livramento e Intendência de Rivera, e órgãos como a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Benefícios do projeto

- Acesso gratuito à Internet;

- Informações, serviços e oportunidades de emprego e renda, a partir de cursos que serão realizados no telecentro;

- Ampliação da cidadania através da Inclusão Digital.

Fonte: Procergs e Rádio Fronteira Gaúcha

Nenhum comentário