Page Nav

HIDE
GRID_STYLE

Post/Page

Weather Location

Classic Header

{fbt_classic_header}

Header Ad

Últimos chasques:

latest

Monumento sobre as coxilhas

Hoje as ruínas da igreja de São Miguel Arcanjo, na região das Missões, são um sítio arqueológico preservado com monumentos restaurados, recebem centenas de turistas mensalmente, possuem um pequeno mas valioso museu, contam com ac…


Hoje as ruínas da igreja de São Miguel Arcanjo, na região das Missões, são um sítio arqueológico preservado com monumentos restaurados, recebem centenas de turistas mensalmente, possuem um pequeno mas valioso museu, contam com acesso asfaltado e têm ao lado a infraestrutura da jovem cidade que se emancipou de Santo Ângelo em abril de 1988. É impossível a gente não se emocionar quando se chega nesse lugar, impregnado de história, e se vê a majestosa construção, especialmente se for pela primeira vez.
 
Fotos: Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul 
 
 
 
Os conflitos após o Tratado de Madrid, em 1750, destruíram as reduções jesuíticas. O que restou ficou abandonado por todo o século 19 e também no início do século 20. Foi só lá por 1925 ou 1927 que o Governo do Estado procedeu a limpeza e a consolidação dos remanescentes do povoado. No final dos anos 1930, com a criação do Iphan (Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional), o Governo Federal passou a dar atenção ao lugar, tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1983.
 
 
Fico imaginando um gaúcho do passado, viajando a cavalo, que subitamente viesse a encontrar o cenário das fotos desta página...

(fonte: livro O Tempo e o Rio Grande nas Imagens do AHRS)

Fonte : Jornal Zero Hora e Rádio Terra Gaúcha

Nenhum comentário

Ads Place