Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Figuras Gaúchas: Pirisca, o artista que nasceu com a Califórnia

Pirisca Grecco nasceu em Uruguaiana. No mesmo ano, 1971, a Califórnia era realizada pela primeira vez no município da fronteira-oeste ga...


Pirisca Grecco nasceu em Uruguaiana. No mesmo ano, 1971, a Califórnia era realizada pela primeira vez no município da fronteira-oeste gaúcha. O festival atinge o auge na década de 1980, apresentando clássicos como “Veterano”, “Desgarrados”, “Tertúlia”, “Guri” e “O Grito dos Livres”. Pirisca acompanhou tudo de perto. A sua família, de músicos, participava do festival. Além disso, os três irmãos tocavam violão.

Em 1990, Pirisca estreia na Califórnia. Ele interpretou as músicas vencedoras do festival nos anos de 2002 (“Feito o Carreto”), 2004 (“Muchas Gracias”) e 2005 (“Com os pés fincados no Chão”). Dançou na invernada mirim e tocou acordeon no CTG Sinuelo do Pago. Participou de concursos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Formou, com os primos, a banda de rock Arame Farpado, na qual cantava e fazia guitarra solo.

Foi apresentador de programa na Rádio Atlântida FM. Tocou com o pai, nos finais de semana, fazendo pop rock, MPB e músicas da Califórnia. Faz o projeto Clube da Esquila e convida artistas do pop. No cinema, atua e assina a trilha de produção do filme “Os Senhores da Guerra II – Passo da Cruz”. Pirisca é um inquieto. Um homem de várias artes.

Pirisca quer fazer uma música que seja, ao mesmo tempo, universal e regional. Quer, e consegue, inovar sem que a raiz seja desconsiderada. Não gosta de ser rotulado. Em entrevista para um caderno do jornal Zero Hora, afirmou:

- Eu sou um artista. Não sou carne pra ter carimbo, não sou carta pra levar selo, sou o carteiro, sou um mensageiro. Vivo da música e para a música, acredito que arte não tem regra, não tem tabela ou tabuada, a arte é transcendental.

Entre as músicas da carreira, destaque para interpretações de “Jogando Truco”, “Chacarera do Tempo”, “Muchas Gracias”, “Buraco no Peito”, “Quando a viola Chora” e “Feito o Carreto”.
Talvez poucos saibam quem é Afonso Machado Grecco. Não importa. Esse é apenas o nome de batismo. Ele é o Pirisca. Um artista que já tem o seu nome consolidado na história da música do Rio Grande do Sul. O cantor lançou os álbuns “Compasso Taipeiro”, “Muchas Gracias”, “Bem de Bem”, “Comparsa Elétrica” e “Clube da Esquila”.

O homenageado desta terça (28) foi Pirisca Grecco. Ele interpretou, no ano passado, “Do Ramão e minha Infância”, música vencedora da Sapecada da Canção Nativa, em Lages, em Santa Catarina.

Fonte : Galpão Crioulo e Rádio Fronteira Gaúcha

Nenhum comentário