Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Feriado foi comemorado com provas campeiras e diversão no Rodeio dos Praianos

Tradicionalismo que vem de casa e se expande pelas ruas do evento    Em apenas dois dias de Rodeio Internacional do CTG Os Praianos já pass...

Tradicionalismo que vem de casa e se expande pelas ruas do evento
 
 Em apenas dois dias de Rodeio Internacional do CTG Os Praianos já passaram milhares de pessoas pelos portões do parque. A patronagem espera que cerca de 100 mil visitantes passem pelo evento nos seis dias de realização.
Este evento não é apenas diversão, mas é também tradicionalismo, amor, trabalho, competição. As provas já começaram na cancha de laço. Serão cerca de 1200 laçadores que vão competir para conquistar mais de R$ 30 mil de premiações em dinheiro e ainda um carro e uma moto. Estes laçadores, segundo o diretor Campeiro, Maurílio Antônio da Silva, vêm de diversos estados como Paraná, São Paulo, Rondônia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, entre outros.
O Rodeio Internacional movimenta cerca de mil pessoas para a montagem e manutenção do evento que deve atrair, além dos visitantes, cerca de oito mil pessoas para os acampamentos.
Moradores e visitantes escolheram o dia do trabalhador para dar um pulo no rodeio e prestigiar o tradicionalismo gaúcho. Nesta quarta-feira houve provas, premiações, gastronomia, feira, confraternização e shows de Maiara Coelho, Gabriel Reis e Grupo Chão Batido.
Nesta quinta-feira (2) será realizado o 5º baile da melhor idade, a partir das 13h30, com animação de Ivonir Machado. Idosos a partir de 65 anos têm entrada gratuita e, para encerrar a noite com chave de ouro, show com João Luiz Correa.
E na sexta-feira (03/05) será realizada a abertura oficial do 12º Rodeio Internacional às 20h30.
 
Juventude em família
Adolescentes escolhem viver o tradicionalismo
 
 É comum ver adolescentes, crianças e jovens reunidos em praças, shoppings ou baladas. No entanto, alguns, os que escolheram vivenciar o tradicionalismo, se reúnem nos rodeios. Estes preferem passar os finais de semana em família em um ambiente saudável e agradável para todas as idades.
Pai, mãe e os três filhos contam que estão sempre em rodeios e, especificamente no dos Praianos, acampam todos os dias em todas as edições que podem. Renata Geisielle da Silva, de 12 anos, é a 2ª prenda mirim do CTG. Ela, que pratica violão, conta que entrou no movimento por influência da família e resolveu concorrer a prenda, pois via as outras meninas e gostava. O irmão mais velho Wellington da Silva, de 16 anos, diz que gosta e participa de rodeio desde pequeno. É o primeiro peão juvenil e é também gaiteiro. O irmão do meio, Joseley Allisson da Silva, 15 anos, diz que ser peão está no sangue. Ele é o segundo peão juvenil e treina guitarra. Os irmãos pretendem montar um grupo musical gaúcho. Os três participam da invernada artística do CTG Os Praianos. Os pais, Pedro Juarez da Silva e Gislene Magali Esteves da Silva sentem orgulho. Eles também participam ativamente do Rodeio e garantem que a paixão pelos Praianos está mesmo no sangue. Já o avô Luiz Zolomar Esteves, que incentiva a filha há 25 anos e que com isso trouxe os netos para dentro dos rodeios, diz que a família inteira acampa para viver bons momentos.
Maria Eduarda da Silva, 5 anos, é a 1ª prenda juvenil, cargo este, como os outros, importante no CTG. Para ser uma prenda é preciso passar por diversos testes como história do CTG, tradição, geografia do estado, cultura, folclore, entre outros. Uma prenda ajuda a patronagem e é uma autoridade quando o patrão não está. “Eu apoio a entidade, participo das atividades e vou a outros rodeios. Aqui é um ambiente familiar, a gente cresce junto, tem segurança e todos se conhecem, além de ter informações culturais”. A mãe Denise Vieira da Silva conta que houve incentivo do avô que criava gado e cavalo. “Procuro trazer minha filha em um ambiente sem drogas e sem violência, aqui é uma família, um cuida do outro”.
Outra família que participa ativamente das atividades é a de Scharlene Costa Nascimento e Gustavo Szymanski Braz. Os dois dançam na artística. Ela é 1ª prenda adulta e ele o 1º peão adulto. As filhas seguiram o mesmo caminho. Eduarda, de 9 anos é a 1ª prenda mirim e Julia, 4 anos, é a Bonequinha do CTG, nomeada pelos patrões. Scharlene diz que assim a filha tem os primeiros contatos com a cultura gaúcha e confessa que é prazeroso e motivo de muito orgulho ter as filhas ao lado nas atividades do CTG.
Mas a cancha de laço também está bem representada por adolescentes e, neste caso, por duas meninas laçadoras. Elas são as prendas amazonas, escolhidas para representar a mulher campeira. A 1ª prenda amazona é Roberta Cristina Venzon, de 15 anos. Ela laça, monta e participa de outros rodeios. Conta que começou visitando e “viciou no evento”. Já a 1ª prenda amazona é Paola Roberta Back, 13 anos, participa de rodeios desde os oito. Contam as duas que na escola o rodeio é visto como “coisa de outro mundo”, porém garantem que vale a pena conhecer este ambiente onde tudo acontece entre amigos.
 
 Ingresso de animais, no parque, passa por rigorosa fiscalização sanitária
Seis profissionais estão dedicados a monitorar e atender os equinos e bovinos que participam, durante cinco dias, das provas campeiras do rodeio dos Praianos
  
Os portões do CTG Os Praianos abriram hoje, quarta-feira, às 07 horas, para o ingresso dos equinos e bovinos que até o final do 41º Rodeio Nacional e 12º Rodeio Internacional atrairá a atenção do público, junto com os ginetes, nas disputadas provas de laço, rédea e gineteada. Para fiscalizar as condições de saúde e a documentação sanitária legal, como a Guia de Transporte Animal (GTA), estão a serviço do CTG quatro responsáveis técnicos, os doutores, Rodrigo Carneiro, Luiz Schuc, Talita Marcilio, tendo a frente da equipe, o médico veterinário Rudnei João de Souza. Também na equipe uma estagiária, do 10º semestre, do Centro de Ciências Agroveterinárias da UDESC de Lages, Mayara Cardoso da Silva, e representando o Governo do Estado a auditora da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Dra Cristiane Mesquita.
Para ingressar no parque com os cavalos, os proprietários devem apresentar para a fiscalização o exame de anemia infecciosa equina, dentro da validade, a carteira de vacinação contra influenza equina, e a GTA. No caso dos animais que enfrentaram longas horas de viagem, confinados, a equipe realiza um trabalho preventivo visando o bem estar dos cavalos e dos bovinos, observando as condições físicas e de alimentação, como ração e água. No caso dos três caminhões que vieram de Sorocaba (SP), com quatro cavalos e dois de Guarapuava (PR), com seis equinos, sendo que estes percorreram 900 quilômetros de estrada, os cavalos foram monitorados a cada seis horas, por meio da realização de exames metabólicos.
Além da fiscalização, a equipe técnica está apta para prestar qualquer tipo de atendimento clínico e cirúrgico, desde a realização de Raio X até ultrassonografia. Nos casos de atendimento médico, as custas correm por conta do proprietário. Os profissionais também ficam atentos ao uso dos animais, visando coibir, principalmente, o uso dos equinos e bovinos até a exaustão, além de maus tratos. “O cavalo é um companheiro sempre presente na história e na vida do gaúcho, e quando bem tratado pode viver até 40 anos”, salientou o Dr. Rudinei. Até o fechamento dessa matéria, eram esperados para os cinco dias de rodeio cerca de 800 cavalos e mil bovinos.
  
Serviço:
O que: Rodeio dos Praianos
Quando: de 30 de abril a 05 de maio
Onde: Parque do CTG Os Praianos – Vidal Vicente de Andrade, 72 – Forquilhinhas, São José.
Quanto: R$ 10,00 – crianças até 12 anos não pagam e, nesta quinta-feira (02/05), idosos acima de 65 anos não pagam.
Informações: www.facebook.com/ctgospraianos / www.ctgospraianos.com.br
 
Programação Rodeio
       
02-05 Quinta-feira
-14h Início do Laço Internacional Taça Cidade de São José
-18h Ave Maria
-18h10 Provas Funcionais
-22h João Luiz Correa
 
03-05 Sexta-feira
-8h Laço Internacional Veterano
-9h Laço Internacional Vaqueanos
-09h30 Laço Internacional Irmãos
-13h Início Laço Internacional Taça Cidade São José
-15h Início da Inscrição Laço Internacional de Equipes  
-17h Início Laço Internacional Patrão de Piquete
-18h Ave Maria
-20h Chão Batido
-21h Abertura oficial do 12º Rodeio Internacional do CTG Os Praianos
-22h Início da Gineteada Internacional em Cavalos. Obs: somente ginetes convidados.
-22h Walter Morais
-23h30 Porca Véia & Grupo Cordeona
 
04-05 Sábado
-7h Reinício das inscrições e Laço Internacional Patrão de Piquete
-9h Laço Internacional Guri
-10h Laço Internacional Piá
-10h30 Laço Internacional Prenda, Prendinha e Bonequinha
-11h Laço Internacional Pai e Filho
-14h Reinício Laço Internacional Equipes
-16h Grupo Musical Jeitto Campeiro
-18h Ave Maria
-19h Fabrício Luiz e Grupo Baita Baile
-21h Início do leilão de cavalos crioulos Cabanha Venâncio Amorin
-21h Gineteada Internacional em cavalos
-22h Apresentação Especial
-22h Show Internacional Renan & Antônio
-23h Poderá haver eliminatórias de classificados
-24h Os Tiranos
 
05-05 Domingo
-7h Final Laço Internacional Duplas Embutidas
-8h Laço Internacional Coordenador e Ex-coordenador
-9h Laço Internacional Patrão de CTG. Inscrição gratuita
-9h Laço Internacional Vaca Parada Piazinho e Piazito
-10h Missa Crioula
-11h Final Laço Internacional Equipe Força MTG /SC
-13h Final Laço Internacional Equipe Força C
-14h Final Laço Internacional Equipe Internacional Força B
-15h Ávila Missioneiro
-15h Lançamento do CD Pedro Ramires
-15h Final Laço Internacional Equipe Internacional Força A
-16h Final Laço Internacional Taça Cidade São José
-17h Final Gineteada Internacional em cavalo
-18h Ave Maria e encerramento do 12º Rodeio Internacional
-18h Grupo Musical Jeito Campeiro
 
É importante salientar que qualquer participante que maltratar seu cavalo ou boi durante a realização das provas campeiras será desclassificado e impedido de participar de outras provas durante o rodeio, além do fato de serem encaminhados às entidades e autoridades competentes. Além disso, é proibido som automotivo. Todas as equipes devem estar devidamente pilchadas e todas as provas obedecerão às normas do MTG/SC. O CTG Os Praianos reserva o direito de alterar a programação sem aviso prévio.
 
 
Mídias Sociais
Curta nossa página do Facebook www.facebook.com/ctgospraianos
Siga Os Praianos no Twitter www.twitter.com/ctgospraianos
 Assista aos vídeos no Youtube www.youtube.com/ctgospraianos01
Assessoria de Comunicação
Vânia Monteiro – (48) 9678-3883 – vania.monteiro@ibade.org
Marisa Ribeiro - (48) 9678-2930 – imprensa@ibade.org
Adriana Bonin - redacao@ibade.org
CTG Os Praianos: (48) 3357-0800– www.ctgospraianos.com.br

Nenhum comentário