Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Qual o real sentido do IGTF ?

Sempre ouvi fortes questionamentos sobre a real função do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF). A de que tal entidade funciona ...

Sempre ouvi fortes questionamentos sobre a real função do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF). A de que tal entidade funciona como um grande cabide de emprego para acomodar afilhados políticos de cada governador eleito, é uma delas.

Temos que reconhecer que os cargos principais do IGTF, um órgão vinculado a Secretaria de Cultura do Estado,  são de confiança e, sendo assim, são de livre escolha do governador. Se a escolha é bem feita, ou não, é uma outra história. Mas é nessa "história" que queremos adentrar... 

Bombeando os ex-presidentes e ex-diretores que já fizeram parte deste Instituto Público que nós, contribuintes, sustentamos, podemos notar que muitos cargos se deram por afinidade política, por trabalharem na campanha eleitoral, ou seja, não foi levada em conta a capacidade técnica e administrativa dos indicados. 

A verdade é que, não sei se por falta desta capacidade ou por falta de repasse de dinheiro (verbas públicas) o IGTF é um órgão enclausurado em si mesmo. Não se ouve ou vê atitudes palpáveis. É uma comida sem sal.

Ou alguém sabe de algum grande projeto do IGTF?

Uma fundação de tamanha importância para a cultura e o folclore tem que ir além, muito além, de manter uma biblioteca, estúdio, discoteca, e receber inscrições de festivais. O IGTF é o elo oficial entre o tradicionalismo e o Estado!

Contudo, parece que estão ali esperando o tempo passar... Não! Pior! Muito Pior!

Estão ali, impregnados pelo que vem de cima (Secretaria da Cultura) que tem por objetivo maior "diversificar" os costumes e a tradição do Rio Grande do Sul.

Para testemunhar o que digo é só entrar no site do Instituto como fiz no dia de ontem, dia 26 (cópia abaixo). Ali, as notícias são: carnaval, carnaval e carnaval.

Os rodeios, os festivais, os concursos diversos relacionados com a VERDADEIRA cultura gaúcha, que acontecem aos borbotões pelos sete ventos do Rio Grande, não são lembrados.

E assim caminham os administradores de um Estado falimentar...


Fonte: Blog do Léo Ribeiro.

Nenhum comentário