Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

BAHstidores lança a coluna "História dos Festivais" e inicia com Délcio Tavares

Nota do Blog: O blog BAHstidores, de Clarissa Moura, parceiro do #ProsaGalponeira iniciou na última terça-feira, uma coluna entitulada &qu...

Nota do Blog: O blog BAHstidores, de Clarissa Moura, parceiro do #ProsaGalponeira iniciou na última terça-feira, uma coluna entitulada "História dos Festivais". Como nosso blog também faz várias postagens a respeito dos festivais nativistas do nosso Estado, estaremos republicando as máterias do BAHstidores. Fica aqui de público, os parabéns a Clarissa pela iniciativa, que muito nos engrandecerá sobre "as histórias" dos nossos festivais. Abaixo segue o comunicado oficial da Coluna e a primeira matéria. Confiram:
 
---
 
 
Clarissa Moura - bahstidores@yahoo.com.br

A  partir desta semana o BAHstidores tem novidades. Todas as quartas-feiras, estaremos publicando a coluna “ HISTÓRIAS DOS FESTIVAIS”. Esta coluna será escrita pelo nosso amigo e colaborador Carlos Henrique Bertoletti, mais conhecido como Rico Bertoletti, ele é conhecidíssimo nesse meio.

Há 30 anos que o Rico vem realizando a importante função de Diretor de Palco na maior parte dos festivais realizados no nosso Estado e fora dele, também na Direção de Palco da gravação de CDs e DVDs de artistas importantes como Luis Carlos Borges, Cesar Oliveira e Rogério Melo. Ele organiza as passagens de som, “puxa” a orelha da gurizada quando está atrasada, é responsável pelos técnicos de som, luz, filmagens e apresentadores, chama os músicos para o palco, dá o ok  para que tudo esteja em ordem nos palcos dos nossos festivais.

Nessas andanças do Rico, ele já trabalhou com grandes nomes da música como Luiz Marenco, Almir Sater, Mercedes Sosa, Cesar Passarinho, Gilberto Gil, Antonio Tarrago Ros, João de Almeida Neto, Renato Teixeira, Ariel Ramirez entre outros. Também presenciou fatos muito interessantes, que infelizmente, até então, ficaram somente nos “bastidores dos festivais”... Com o intuito de levar estas histórias a diante, o Rico começou a registrar estes acontecimentos, e vai compartilhar conosco a partir desta semana aqui no BAHstidores.
 
Histórias dos Festivais - Délcio Tavares
 
 
Por Rico Bertoletti

O Délcio Tavares, grande cantor da música regional gaúcha e também de musicas italianas, por vestir-se quase sempre de branco, corre a meia voz, nos BAHstidores que o italianíssimo é conhecido como Semi-Deus.

Então vou contar como ele ficou conhecido por este apelido, em uma determinada edição do Ronco do Bugio que é realizado na linda cidade serrana São Francisco de Paula, o Délcio acompanhado pelo grupo de baile Os Tiranos, grupo natural de São Chico, ele está cantando um bugio, tendo em vista que só participam musicas com esse gênero musical, no primeiro dia da apresentação o Délcio chega perto de mim e diz:

- Rico coloca a letra pra mim no monitor só por segurança porque eu sei a letra de cor.
E veio a musica, e no abre e fecha dos foles, o italianíssimo e os Tiranos mandaram ver, o publico delirou, os outros concorrentes ao verem aquela apresentação comentavam, o primeiro lugar, a mais popular e o melhor intérprete já tem dono, para nós o que resta é um segundinho ou um terceirinho.

E vem o domingo, grande final, ginásio lotado, mais de quatro mil pessoas presentes, está na hora da apresentação da musica do Delcio e os Tiranos, chego perto dele e digo:

- Delcio tem a letra aí pra mim colar?

- Riquinho não precisa, to com ela na mente.

Subiram ao palco, todo mundo aplaudindo, menos os concorrentes, o apresentador daquela edição o grande Paulo de Freitas Mendonça, ele faz uma pajada  e anuncia o bugio, a musica inicia, eu vou aos camarins apanhar o próximo grupo e nisto dá um silêncio no ginásio, imaginei o “branco” bateu no Délcio, ele esqueceu da letra, um gaiato diz:
- Deus não esquece...
E outro gaiato responde:
- Mas Semi-Deus esquece...
E aí a coisa pegou...

Um abraço do amigo
Rico Bertoletti
Diretor de Palco

Quer compartilhar alguma história que você tenha vivido ou presenciado nos festivais??? É só enviar para o e-mail do Rico ricobertoletti@yahoo.com.br ou para o bahstidores@yahoo.com.br


Fonte: Blog BAHstidores

Nenhum comentário