Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Jaguarão, mais que cidade linda, tchê !

Igreja Matriz - Foto: PCRapaki Neste fim de semana passado dei um pulinho em Jaguarão, RS, e me fiz de chibeiro pela Ponte Internacio...

Igreja Matriz - Foto: PCRapaki


Neste fim de semana passado dei um pulinho em Jaguarão, RS, e me fiz de chibeiro pela Ponte Internacional Mauá, que liga a cidade de Rio Branco, no lado uruguaio.

É a segunda vez que visito Jaguarão e reafirmo: - Que cidade linda, histórica, bem conservada. Para o meu gosto é uma das cidades mais bonitas desta terra chamada Rio Grande.

Fiquei imaginando quantas legendas abrigaram-se naqueles casarios antigos. Quantos peleadores andejaram por aquelas ruas estreitas forradas de um calçamento rude e desparelho.

Bento Gonçalves da Silva, nosso maior vulto rio-grandense foi guarda de fronteira em Jaguarão, antes de liderar a revolução farroupilha e dizem que foi nas águas geladas do rio que separa os países que exercitava-se cruzando de uma banda para outra. Exercício este que lhe valeu a fuga, a nado, do forte/prisão da Bahia. Também foi nesta época que fundou-se, nesta localidade, uma das primeiras Lojas Maçônicas do Rio Grande, tendo Bento como Mestre.

Como dica aos leitores que desejarem ir a Rio Branco, indico a Casa Mário (não me perguntem qual é o Mário). É uma super loja que ainda não tem em Rivera, outro destino de compras dos gaúchos. Ali tem de tudo e pelo melhor preço.

O único problema de Jaguarão é a falta de leitos hoteleiros. É uma briga de foice no escuro para conseguir um catre. Mas a cidade... Ah, meus amigos, esta é encantadora... E, se não me engano, esta semana comemora-se seu aniversário. Parabéns, então, Jaguarão. 

 
Ponte Internacional Mauá - Foto Cleiton Lages

Fonte: Blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário