Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Cavalgada do Cooperativismo 2012

Os gaúchos que gostam de recortar os campos sulinos no lombo de animais, estão em meio a uma das maiores e mais representativas cavalga...



Os gaúchos que gostam de recortar os campos sulinos no lombo de animais, estão em meio a uma das maiores e mais representativas cavalgadas do ano: A Cavalgada do Cooperativismo, que visa resgatar as "campereadas" do Padre Theodor Amstad, um dos precursores do cooperativismo, aqui pelo Rio Grande do Sul. A cavalgada conta com aproximadamente 60 cavalarianos e tem o comando de Elton Saldanha.

O padre jesuíta Theodor Amstad nasceu em 9 de novembro de 1851, na cidade de Beckenried, na Suíça. Em 1885, ordenou-se padre na Inglaterra e foi mandado ao Brasil, mais precisamente para o Rio Grande do Sul, onde crescia uma prospera colônia alemã. Os imigrantes precisavam de padres que falassem o alemão e ele foi um dos que veio para suprir esta falta.

Depois de um breve período de adaptação em São Leopoldo, Amstad foi transferido para a paróquia de São Sebastião do Caí, onde assumiu o posto de padre coadjutor do vigário Carlos Teschauer. Por ser mais jovem e vigoroso - tinha 34 anos quando chegou ao Caí -, cabia à ele fazer as visitas às comunidades católicas do interior. A área a ser abrangida por Theodor Amstad era tão grande que não parecia uma paróquia, mas uma diocese. Tanto que o bispo Dom Cláudio José Ponce de Leão, o superior da igreja na então província do Rio Grande do Sul, apelidou Amstad de Bispo de Nova Petrópolis. Segundo cálculos feitos pelo próprio Amstad, nos 15 anos em que foi coadjutor na paróquia de São Sebastião do Caí, ele andou 80 mil quilômetros em lombo de mula, uma média de 96 quilômetros por semana.

Foi então que, em 1899, o Padre Amstad lança sua plataforma cooperativista e associativista, fundando o Bauerverein (Associação de Agricultores), uma entidade interconfessional formada por católicos e evangélicos e que começou a discutir os rumos para o futuro e que em 1912 foi substituída pelo Volksverein (Sociedade União Popular), formada apenas pela Igreja Evangélica.

Três anos depois, surge a primeira cooperativa de crédito da América Latina, a Caixa de Economia e Empréstimos Amstad, atual Sicredi Pioneira. Como o nome indica, ela foi a origem do Sicredi que hoje é um gigante e um exemplo para o mundo em matéria de cooperativismo. O sistema conta atualmente com 113 cooperativas de crédito em 10 Estados brasileiros e possui mais de 2 milhões de associados.

Para acessar o roteiro da cavalgada e mais informações, clique aqui.

Fonte: Blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário