Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Meu conceito de "tradicionalista"

Seguidamente eu e meu amigo, poeta e escritor Moisés Menezes travamos alguns embates, via facebook. Gosto de discutir com quem, edu...







Seguidamente eu e meu amigo, poeta e escritor Moisés Menezes travamos alguns embates, via facebook. Gosto de discutir com quem, educadamente, me faz abrir horizontes. Há poucos dias, o Moisés e eu andamos contraponteando sobre uma matéria que postei no blog, intitulada “Por que Tradicionalista Não Vota... Em Tradicionalista”. Razões pra lá, contra-razões pra cá, no fim acho que discutimos de valde, em cima de conceitos, ou seja, o meu conceito de tradicionalista é diferente do que é pregado e propagado pelo Rio Grande a fora.

Convencionou-se, por aí, não sei por que motivo, que tradicionalista é aquela pessoa vinculada ao MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) e que segue os regramentos desta instituição.

Meu conceito de tradicionalista vai mais além, pois considero tradicionalista todo aquele que, independente de filiação com entidades tradicionalistas, repassa a cultura de seu povo. Sendo assim, na minha concepção, existem tradicionalistas maranhenses, pernambucanos, cariocas...

Acho até que já falei sobre isto neste blog....

Então, e para resumir, considero tradicionalista aquele que transfere costumes, que seja um mercador da Tradição.

Quem ensina seu filho a fazer um mate; quem conta histórias; quem pinta um quadro temático; quem sente orgulho do pavilhão rio-grandense; quem retira o chapéu na cantoria do hino, enfim, quem, mesmo não praticando, respeita o gosto cultural dos outros, é um tradicionalista.

Espero que o Moisés Silveira de Menezes não tenha ficado magoado comigo quando matei a cobra ao chamar-lhe de “grande tradicionalista”, afinal, quem faz escritos lindos iguais aos dele, repassando aos que virão depois de nós o existir genuíno deste povo do sul, só pode ser um grande tradicionalista.

Foto: Imagem de Elton Saldanha flagrada por Edu Rocha hotéis.
Fonte: Blog do Léo Ribeiro

Nenhum comentário