Grid

GRID_STYLE
FALSE
TRUE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Últimos chasques

latest

Docente da UFPel lança obra sobre Sepé Tiaraju na III Feira Binacional do Livro

25 de Outubro de 2012 Está programado para esta sexta-feira(26), por ocasião da III Feira Binacional do Livro, realizada na cidade de San...

25 de Outubro de 2012

Está programado para esta sexta-feira(26), por ocasião da III Feira Binacional do Livro, realizada na cidade de Santana do Livramento/RS, o lançamento do livro Sepé Tiaraju e a Guerra Guaranítica, de autoria de Luís Rubira, professor do Departamento de Filosofia da UFPel. Trata-se da apresentação oficial do ensaio literário no Estado do Rio Grande do Sul, após ter sido lançado na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O lançamento em Pelotas ocorrerá na Feira do Livro, no dia 10 de novembro.

Confira a entrevista com o autor, realizada pelo jornal Folha do Sul, de Bagé, no dia 8 de setembro último.

Entrevista concedida ao jornalista Marcelo Pimenta, à Folha do Sul, de Bagé, em 8 de setembro de 2012:
 
1 - Como surgiu a ideia de escrever Sepé Tiaraju e a Guerra Guaranítica?
 
A ideia surgiu movida por duas razões: em primeiro lugar porque penso que, no Brasil, é expressiva a reflexão produzida pela sociologia, a história, a antropologia, a literatura e até mesmo a música, sobre os acontecimentos que compõem a cultura brasileira, sendo que a reflexão que parte da filosofia sobre estes mesmos eventos é praticamente inexistente. Dai que, há anos, eu já lia e investigava temas relacionados à história de nosso Estado, movido pelo interesse de pensar mais profundamente as raízes de formação do Rio Grande do Sul. Foi quanto, então, deparei-me com Sepé Tiaraju. A segunda razão decorre dai: vi em Sepé a prova do encontro das armas, da violência e da cobiça de Espanha e Portugal. Afinal, ele é morto por uma lança e um tiro que partem de portugueses e espanhóis. No que se refere ao solo do atual estado rio-grandense, nós tivemos em Sepé e nos guaranis-missioneiros, o momento final da resistência indígena ("ameríndia") que procurava garantir as terras em que eles viviam, há milhares de anos, antes da chegada dos conquistadores. É emblemático, portanto, que o sangue indígena tenha pago tão caro para o nascimento do Estado do Rio Grande do Sul e que, até hoje, nós não prestemos o devido respeito e cuidado aos guaranis (e outros povos indígenas) que sobreviveram ao genocídio, e que vivem mendigando em nossas cidades ou vivendo na beira das estradas.
  
2- Esta é a tua primeira incursão no gênero de ensaio literário?
 
Sim. De fato, e sua pergunta é precisa, eu me considero ensaísta, e não um escritor. Antes de chegar ao ensaio literário, exercitei-me escrevendo peças para teatro e poemas, que jamais publiquei. Meu primeiro livro publicado é resultado de minha tese de doutorado, na qual procurei evitar o academicismo, escrevendo-a na forma de um ensaio, cujo título é Nietzsche: do eterno retorno do mesmo à transvaloração de todos os valores (São Paulo: Discurso Editorial/Editora Barcarolla, 2010). Claro que este livro, fruto de 15 anos de investigação, oferece uma dificuldade ao leitor que não está envolvido com o debate em torno de certas idéias de Nietzsche, mas, ao mesmo tempo, pode ser lido, com algum esforço e boa vontade, por um leitor paciente e interessado no tema. E isto atribuo ao modo como ele foi escrito, ou seja, na tentativa de ser um ensaio. Todavia, eu considero o livro Sepé Tiaraju e a Guerra Guananítica como um verdadeiro primeiro ensaio, sobretudo pelo fato de que, nele, tive que fazer o esforço para escrever tanto para um público em geral, quanto para o público especializado no debate sobre Sepé Tiaraju (historiadores, literatos, etc.). Mas somente os leitores poderão dizer se isto foi atingido.
  
3 - Como descrever a importância deste personagem mítico para a cultura do Rio Grande do Sul?
 
Antes de responder sua questão eu gostaria de observar que, no livro, procurei desfazer o mito e encontrar o homem que se chamava Sepé Tiaraju (também nomeado, na época, como "Joseph", "Sepé", "Tiararu", "Josepho Tiararù", pelos padres, ou "Sapé", "Sepeê", "Joze Tharaju", "Sepé", pelos oficiais que escreviam diários dos exércitos). No que se refere ao mito para o Rio Grande do Sul, sabemos que ele começa, na literatura, desde 1769, quando Basílio da Gama escreve "O Uraguai". Depois são muitos aqueles que se debruçaram sobre Sepé, do escritor João Simões Lopes Neto ("O Lunar de Sepé") até o historiador Tau Golin (que também escreveu um ensaio literário sobre Sepé Tiaraju). Sua importância pode ser diagnosticada pelo seguinte: na época em que comecei a escrever o livro (em 2005), coincidiu com o momento em que o MST, no Rio Grande do Sul, identificava o seu discurso pela reforma agrária com a luta de Sepé Tiaraju por manter as terras indígenas. Ou seja: se do ponto de vista dos chamados "Heróis da Pátria", o povo rio-grandense pouco evoca (salvo em certos círculos) ou se identifica com eles, o fato é que o nome e o que há por trás do mito de Sepé Tiaraju continua vivo no imaginário gaúcho.
  
4 - Como tua observa essa construção romântica em torno do personagem feita através dos tempos?
 
Como a construção romântica deve-se, sobretudo, à literatura, houve, por certo, a influência da corrente literária justamente denominada de romantismo. A partir dos anos 1950, muitos foram os escritores gaúchos que escreveram sobre Sepé. Mas além da influência de correntes literárias, penso que havia ainda pouco material historiográfico para que os escritores se debruçassem sobre a figura de Sepé. Dai a invenção de um Sepé que teria tido mulher, de um Sepé caudilho, etc.
  
5 - Quanto tempo levaste para escrever esta obra?
 
Eu já investigava a história, a literatura, a música, a sociologia e a antropologia, no que se refere a estes temas. Então dediquei-me um ano inteiro para reler materiais ou ler obras que somente conhecia de nome, dentre elas, algumas literárias sobre Sepé. Um ano lendo e outro escrevendo. O livro ficou pronto em 2006 (em 2005, Sepé foi declarado "Herói Guarani Missioneiro Rio-Grandense", pela Lei 12366, de 4 de novembro). No período em que o livro ficou aguardando a publicação na editora em São Paulo, eu fui realizando ajustes até 2011.
 
 6 - Como surgiu essa proposta de trazer ilustrações para a obra e o que ela representa para o teu interesse em desmitificar essa imagem romântica de Sepé Tiaraju?
 
A proposta das ilustrações partiu da Editora Callis, responsável pela publicação do livro. É que este livro está dentro de uma coleção desenvolvida por esta editora, intitulada "A luta de cada um" (que já conta com títulos como Zumbi, Ajuricaba, Chico Mendes, Irmã Dulce, Luiz Gama, Vital Brazil e Pagu). Esta coleção apresenta sempre ilustrações. Eu já fazia, durante a elaboração do livro, muita pesquisa iconográfica, para tentar colocar o leitor ao mais próximo possível do que realmente compunha a indumentária, os objetos, e outros elementos utilizados pelos guaranis, na época, bem como pelos conquistadores. Então, um dia, escutando a RadioCom em Pelotas, uma rádio comunitária, ouvi uma entrevista com um Ilustrador, Sandro Andrade, e gostei de suas ideias. Dai entrei em contato com ele e o convidei para ser o ilustrador. Ao longo de quase um ano e meio trocamos impressões, documentos, informações, refizemos muitos esboços, até chegarmos a um total de aproximadamente 25 imagens que entraram neste livro.
 
 7 - Ele foi lançado na 22ª Bienal Internacional de São Paulo? Como foi a repercussão?
 
A Bienal do Livro em São Paulo é algo imenso. O livro foi mostrado para vários distribuidores do país e do exterior, bem como ao público que frequentava a Bienal. Mas a divulgação, aqui no Estado, está começando somente agora.
  
8 - Ele será lançado em Pelotas no final do mês? Há previsão de lançamento para a cidade de Bagé?
 
Na verdade o lançamento será primeiramente na Bienal do Livro de Fronteira, em Santana do Livramento, no dia 26 de outubro. Depois em Pelotas, no dia 10 de Novembro. Em Bagé nós não fizemos contato ainda para a Feira do Livro, mas com certeza faremos um lançamento na cidade, até mesmo em função do assentamento Sepé Tiaraju.
  
9 - Dentro do teu trabalho acadêmico como tu observa esse livro com esse propósito de mostrar um Sepé mais "humano"?
 
Preciso confessar o seguinte: lendo detalhadamente os (parcos) documentos historiográficos sobre Sepé, deparei-me com um índio inicialmente fiel aos padres (e contra os índios rebelados, que lutavam contra a invasão luso-espanhola), que, inicialmente, era responsável por eliminar os chamados "vagabundos do campo" (os "gaudérios" ou "gauchos"). Mas, a partir de um certo momento aparece como comandante, como aquele que é respeitado pelos missioneiros, e que tenta estratégias de guerrilha contra os invasores. A chave para a compreensão de Sepé, para esta mudança de atitude, foi baseada em dois elementos: 1) num documento que ele escreve aos padres, e que é o momento em que ele acredita numa revelação de São Miguel Arcanjo; e 2) numa tese de doutorado, defendida em 1997, na Universidade de São Paulo, por Julio Quevedo (intitulada Missões jesuítico-guaranis do Prata: terra, trabalho e guerra), que sustentava, entre outros aspectos, a ideia de que os guaranis (e Sepé) foram movidos por um "messianismo missioneiro", ou seja, pela fé em Deus e São Miguel Arcanjo. Trabalhar uma questão como esta, como móvel de um ensaio literário, pareceu-me algo novo e, em especial, filosófico-religioso. Ela me permitia entrar no debate sobre a figura de Sepé, de modo a desfazer o "mito" e para mostrar um Sepé humano, em conflito, ou seja, um índio que, criado pelos padres com certos privilégios (por exemplo: aprender o espanhol), e durante muitos anos subordinado a eles, acaba por encontrar uma solução religiosa para manter-se fiel aos jesuítas, que ele amava, mas, ao mesmo tempo, lutar por sua nação indígena. Penso que tudo isso o leitor mesmo poderá compreender, caso o ensaio tenha, verdadeiramente, conseguido alcançar o que eu pretendia, em respeito aos documentos sobre os quais me debrucei, bem como à memória de Sepé Tiaraju e dos Guaranis.
 
 O Professor Luiz Rubira é Natural de Porto Alegre,  Realizou seu Doutorado em Filosofia pela USP com estágio na  Université Reims -Champagne-Ardenne (França) Atualmente é professor Adjunto do Departamento De Filosofia da Universidade Federal de Pelotas.


Colaboração: Alan Otto Redü

Nenhum comentário